Sábado, 23 de outubro de 2010 - 14h10
Um vendaval de grandes proporções trouxe prejuizos e morte na última quinta-feira, no distrito de Jardinópolis, há 25 km de Castanheiras, na região da Zona da Mata rondoniense. As rajadas de vento derrubaram o barracão da Cooperativa de Produtores Rurais da localidade. No momento do acidente, cinco pessoas estavam debaixo da estrutura.
O presidente da entidade, Valdemar dos Santos, morreu ao ser esmagado por uma das paredes do galpão. Amigos da vítima e cooperados contaram que o vendaval começou por volta das 14hs, de forma repentina. Veio arrancando árvores e aos poucos chegou no barracão da entidade, tirando primeiro telhas e em seguida derrubando tudo.
Valdemar e outras quatro pessoas viram o perigo e sairam do local, mas esqueceram os portões abertos. O agricultor acabou atingido por uma viga de concreto ao voltar para fechar a estrutura. "Ele foi fechar o barracão para não molhar o trator e os cereais que estavam lá dentro. No momento ficamos em pânico, tudo começou a cair, foi uma cena de guerra. Só vimos quando o Valdemar foi lá e não voltou mais. Foi um grande desespero", lembra José Luiz, um dos amigos do presidente da cooperativa, que estava próximo do galpão. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela polícia militar de Castanheiras, outras duas pessoas também tiveram ferimentos com a queda da sede da entidade, mas de forma leve.
Encaminhados para o hospital regional de Rolim de Moura, foram liberados no final da tarde. A perícia rolimourense esteve no local e constatou que Valdemar teve morte intantânea. O crânio do agricultor foi totalmente esmagado pelo peso da estrutura, diz o laudo. O presidente da cooperativa tinha 67 anos, era casado, morador do distrito havia pelo menos 20 anos.
Foi vice prefeito de Castanheiras na gestão de 1992 a 1996 e era um dos fundadores da entidade que conglomerava os agricultores da região, conhecida por sua força na pecuária de corte e de leite. Na região, demais sitiantes também registraram problemas em currais e nas demais estruturas das propriedades.
O vento forte trouxe apenas uma pequena chuva que não demorou muito tempo. Em Rolim de Moura não houve o registro de problemas com a ventania, que chegou a cidade com menos intensidade que Jardinópolis.
Fotos: Denis Farias (Fonte: De olho no tempo, com informações Rol News)
Festival de Flores de Holambra chega a Porto Velho e já encanta visitantes
A capital rondoniense está mais colorida e perfumada. O tradicional Festival de Flores de Holambra começou nesta sexta-feira (29) em Porto Velho, re
10ª Edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos acontece neste sábado (30)
No próximo sábado (30), a Prefeitura de Porto Velho realiza a última edição deste ano da Feira de Adoção de Cães e Gatos. O evento coordenado pela S
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d