Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Parceria traz projeto internacional para Rede Municipal


 
Uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná e o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Ceulji/Ulbra acaba de entregar certificados de conclusão de curso a mais de 170 alunos de duas escolas municipais. Detalhe: o certificado está todo escrito em inglês. Isto porque o projeto Lógica de Programação na Escola faz parte de um movimento ainda maior chamado Hour of Code, Hora do Código em português, que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Universidade Luterana e idealizador do projeto, Thyago Bohrer Borges, há pelo menos quatro anos o Hora do Código está sendo trabalhado pela Universidade, mas foi no ano passado que ele se transformou no projeto Ensino de Lógica de Programação na Escola e, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação – Semed, passou a trabalhar com alunos de escolas públicas. Em 2016 participaram do projeto 80 alunos da Escola Almir Zandonadi, localizado no bairro Novo Horizonte. Este ano o número de alunos participantes mais que dobrou com a inclusão de alunos da escola Professor Celso Augusto Rocco, localizada no bairro Brasil Novo.

No início da tarde de ontem, dia 20, todos os alunos participantes do Ensino de Lógica na Escola foram reunidos no auditório do Ceulji/Ulbra para receber o certificado de conclusão de curso. “Vejam que o certificado que vocês vão receber aqui hoje é o mesmo que o Barack Obama (ex-presidente dos EUA) recebeu há alguns anos”, explicou Thyago.

A Hora do Código começou como uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e participar desta ciência. Somente nos EUA a Hora do Código contou com a participação de mais de 40 milhões de pessoas. Como uma organização sem fins lucrativos, a Code.org ganhou parceiros de peso como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e Bill Gates, fundador da Microsoft. No Brasil, mais de 3 milhões de estudantes já participaram da Hora do Código.

Mais de 170 alunos

O projeto Ensino de Lógica na Escola leva os 176 alunos de 4º e 5º ano das escolas Celso Rocco e Almir Zandonadi para o laboratório de informática da Universidade Luterana turma por turma, de terça a sexta-feira, de março a dezembro, em sessões de uma hora de duração. Lá eles são assistidos pelos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação Iana Pelentir Ramos, Hugo Frederico Boa e Evandro Murilo Bronstrup Alves da Silva, sendo que os dois primeiros e mais o aluno do Ifro/Ji-Paraná, William Felício Freire também atuam nas escolas do Município por meio de um programa de estagiários remunerados criado pela Semed. As atividades são realizadas na plataforma Code.org, que utiliza técnicas de programação em bloco, uma forma lúdica de ensinar crianças do ensino básico e secundário a dar os primeiros passos em programação de computador.

“Nosso projeto visa dotar esses alunos de um raciocínio lógico mais aguçado para que no dia-a-dia eles possam fazer a diferença na sala de aula. Hoje vivemos um dilema em que 70 a 80% das futuras profissões precisam de conhecimento na computação e somente 8% das pessoas estudam computação. Portanto, entendemos que estamos dando a essas crianças conhecimento para o futuro. Elas resolvem problemas utilizando softwares que eles mesmo criam. Isso vai refletir em praticamente todas as áreas do conhecimento, como na Física, na Química, na Língua Portuguesa…eles estão ganhando com isso aprendizado para a vida”, destacou Thyago.

A superintendente de Ensino da Semed, Edilaine Alves da Silva Nogueira, representando a secretária de Educação interina, Márcia Regina de Souza, também enfatizou a questão didática do projeto, no sentido de, com a computação, o aluno poder “melhorar a qualidade educacional dele”.

“Foi uma parceria maravilhosa, uma vez que a Ulbra tem toda uma estrutura, tem os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação para trabalhar com os nossos alunos, tem todo o preparo pedagógico para trabalhar com nossos alunos e as crianças ficam encantadas com tudo isso, com sair da escola para vir para um lugar diferente, interessante e participar dessa realidade tão distante da realidade da maioria deles”, finalizou Edilaine.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)