Quarta-feira, 10 de janeiro de 2018 - 06h22
Na última sessão plenária de 2017, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) emitiu parecer prévio de que as contas do município de Ariquemes, relativas ao exercício 2016, não estão aptas a receber aprovação pela Câmara de Vereadores local.
A determinação não vale para as contas da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, para os convênios e contratos firmados pelo município no referido exercício, os quais serão apreciados e julgados em separado da prestação de contas.
O Pleno do TCE manifestou-se pela reprovabilidade das contas de Ariquemes em razão de irregularidades, entre as quais, a não adequação da situação contábil, orçamentária, financeira e patrimonial e das demonstrações das variações patrimoniais e dos fluxos de caixa de 2016, não atendendo, assim, as Normas Brasileiras de Contabilidade Pública, além da legislação pertinente.
Foram ainda constatadas pelo TCE: resultado financeiro deficitário; aumento nominal e percentual da despesa com pessoal nos últimos 180 dias do mandato, infringindo dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); subavaliação do saldo da contas caixa e equivalentes de caixa, bem como subavaliação do passivo exigível, entre outros.
LIMITES
Com referência aos limites constitucionais, a Prefeitura de Ariquemes, ao longo do exercício 2016, cumpriu com os limites legais e constitucionais de aplicação na Saúde (23,87%), Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (33,13%%), do repasse ao Legislativo (5,97%) e Fundeb (74,61%).
A prestação de contas compõe o Processo nº 1926/17, disponível pelo sistema “Consulta Processual” (acesse neste endereço). Para tanto, basta preencher o número do processo e o código de segurança, clicar em procurar, acionar o ícone “lupa” e selecionar a aba “Arquivos eletrônicos”.
Fonte: Ascom TCE-RO
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de