Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PATRONATO PENITENCIÁRIO - Inaugurado em Porto Velho o escritório social de atenção à pessoa egressa


PATRONATO PENITENCIÁRIO - Inaugurado em Porto Velho o escritório social de atenção à pessoa egressa - Gente de Opinião

Resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Velho, Governo do Estado, Tribunal de Justiça e a Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), a sede do Patronato Penitenciário - Escritório Social de Atenção à Pessoa Egressa foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (6/12). O escritório fica localizado na esquina da Av. Farquar com Carlos Gomes, 1575, na região central da capital.

 

O projeto do Patronato Penitenciário atende o egresso e o livrado de condicional, tendo como objetivo a redução da massa carcerária, em especial a reincidência criminal.

 

A solenidade de inauguração do escritório contou com presença de autoridades, gestores públicos e servidores, além de apresentação do coral feminino do Centro de Ressocialização Sueli Maria Mendonça, formado por reeducandas que concluíram o curso de Técnica Vocal, que faz parte do projeto ‘Capacitar para Ressocializar’.

 

O Patronato Penitenciário é gerenciado pelo método Acuda, que será aplicado de maneira progressiva, considerando a fragilidade da rede de atenção pública existente, ou seja, tão importante quanto atender ao egresso é o desafio de mobilizar os equipamentos públicos, previstos nas políticas nacionais e locais, para interferir positivamente no processo de quebra de estigmas sociais e de garantia de direitos individuais de cidadãos.

 

O prefeito Hildon Chaves, em seu pronunciamento, disse que o Patronato é a finalização do processo de ressocialização do apenado. “Sem Patronado, no dia da sua libertação, o apenado não tem nenhum apoio e isso aumenta muito a possibilidade de reincidência, então, esse acolhimento, no momento do reingresso na sociedade, faz toda diferença no apoio para sua ressocialização”, disse o prefeito.

 

Hildon Chaves lembrou que a implantação do Patronato é um sonho antigo do Tribunal de Justiça, que hoje torna-se realidade, resultado de parcerias da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça de Rondônia (Vepema) e a Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)