Sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 19h40
Faltam menos de 30 dias para o Natal. Neste tempo, as vendas a prazo no varejo em todo ao país deve crescer cerca de 5% acima da marca do último ano. Esta previsão foi divulgada após pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Caso este número se concretize, deverá ser o melhor natal dos últimos dois anos.
O comércio local começa a se movimentar em virtude da época natalina, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), José Aparecido Gonçalves, o comércio ainda está tímido. “Ainda há tempo para esperarmos bons resultados, afinal, será injetado na economia brasileira R$ 143 bilhões em função do tão esperado 13° salário com um crescimento de 9,8% em relação ao ano de 2012, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e, Ji-Paraná, será contemplada com parte deste valor”, lembrou. Os dados dos anos anteriores comprovam que houve expansão em vendas, sendo de 2,37% (2012), de 2,33% (2011) e de 10,89% (2010).
Estatísticas mensais do SPC Brasil e CNDL demonstram que tem confirmado que o consumidor tem estado mais preocupado com seu orçamento e com isso as compras parceladas tem ocorrido de forma reduzida. “As compras a vista tem sido mais recorrente, mas não tem perdido de forma generalizada para as compras no crediário, porém, os prazos para essas contas devem ocorrer em prazos menores”, falou.
PERÍODO FORTALECE VÁRIOS SEGUIMENTOS
José Aparecido lembrou que, o período natalino é conhecido por beneficiar diversos segmentos da economia. “No Natal, muitos aproveitam e quitam dívidas antigas para começar o ano no azul, outros aproveitam e compram presentes diversos para confraternizações em famílias ou para o popular “Amigo Secreto”. Além é claro, de fazer o planejamento anual para investir em reforma de casa ou viagens. O comércio comemora estas vontades”, reforçou o presidente da CDL.
“Este ano comprarei mais presentes. Minhas filhas receberão lembranças, pois o orçamento deve estar sob controle e assim, até o meu esposo, poderá ser beneficiado, pois ano passado ele ficou sem. Irei comprar os mais em conta à vista e aqueles mais caros parcelarei”, contou a recepcionista Adriana Orneles.
O PRESENTE
Seis em cada dez brasileiros (67%) vão presentear alguém neste Natal. Os presentes mais procurados pelos brasileiros serão as roupas (73%), os calçados (38%), os perfumes/cosméticos (33%) e os jogos/brinquedos em geral (33%). No entanto, o estudo também procurou identificar quais são os produtos mais desejados pelo consumidor e decidiu perguntar qual presente ele gostaria de ganhar. Computadores/notebooks/tablets aparecem em primeiro lugar (51%), seguidos das roupas (36%), calçados (30%) e dos smartphones (28%).
PESQUISA
O estudo de Intenção de Compras para o Natal 2013 feita pelo SPC Brasil e CNDL ouviu consumidores de todas as 27 capitais brasileiras, entre os dias 23 e 27 de outubro. A margem de erro do estudo é de 3,8 pontos percentuais.
Fonte: Ascom
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n