Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Piscicultores rondonienses reúnem-se para buscar a ampliação do mercado


 
Senador Raupp destacou o momento econômico favorável para o desenvolvimento do pescado no mercado  

Responsável por quase 17% do consumo de proteína do mundo de acordo com as Nações Unidas, o mercado do peixe vem ganhando cada vez mais espaço no prato do brasileiro e nos gráficos da economia.

De olho neste nicho, a cadeia produtiva do peixe rondoniense, reuniu-se durante os últimos dias 26, 27 e 28, no espaço Parthenon em Ji-Paraná, na 1ª Feira Nacional do Peixe da Amazônia-Fenapam. O objetivo é de aproximar o produtor do fornecedor de tecnologia e a indústria, através de palestras, rodada de negócios e um fórum político econômico.

“Rondônia têm se destacado como um dos maiores produtores de peixe em cativeiro do país, por apresentar água e clima adequado para a cultura da piscicultura. Hoje o mercado interno apresenta déficit. Por que não impulsionar a nossa produção já que temos todas as ferramentas favor”, argumentou o idealizador do evento Dr. Edson Alleoti.

Entusiasta do setor, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), participou da Feira e destacou o momento econômico como aliado para o desenvolvimento do mercado e reivindicou durante o Fórum, maior tempo no licenciamento para o piscicultor.

“Especialistas apontam que o PIB terá crescimento de 3 % no próximo ano. É o momento para investirmos em um mercado que está em plena ascensão e que já faz parte da cultura produtiva de Rondônia. Algumas ações práticas como a alteração de um para quatro anos no licenciamento irão fazer enorme diferença da vida do produtor”, afirmou Raupp

É uma reunião que vem de encontro com objetivo do governo, que é retomar o protagonismo internacional no setor de pescados. Alguns pontos que foram discutidos nós já vamos dar andamento, como “a alteração do período de licenciamento requerido pelo senador Raupp e a descentralização das ações da secretaria com um termo de cooperação entre a Secretaria Nacional e o governo de Rondônia para que o governo possa atender os aquicultores na parte de licenciamento de registro e até de emissão de declaração de aquicultores”, informou o secretário Nacional da Pesca, Dayvsson Franklin de Souza, que esteve no evento atendendo ao convite da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO).

Para o piscicultor Pedro Yokohama de Pimenta Bueno, a Feira mostra o crescimento da piscicultura.

“Hoje produzimos de 7 a 8 milhões de alevinos. Iniciamos em 1982 quando ninguém acreditava nesta cultura em Rondônia. Hoje a realização de uma Feira como essa é essencial para mostrarmos que o peixe pode sim ser um mercado lucrativo”.

“Assumimos este compromisso com o setor de criar, incentivar e acompanhar ações que tragam aos nossos produtores maiores oportunidades de negócio e expansão. É um mercado que já é forte e que pode torna-se maior com a união do público com o privado de forma ordenada”, disse a deputada Marinha Raupp.

Fonte: Daniel Santana

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)