Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 20h30
O Cone Sul é a região de Rondônia que apresenta os melhores indicadores sócioeconômicos do Estado, entretanto, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, ainda há cerca de 7.200 pessoas em situação de extrema pobreza nos municípios que a compõe, ou seja, com renda mensal inferior a R$ 70,00.
“O Futuro é um plano integrador e a integração começa pelas secretarias de estado que irão atuar em parceria com os municípios, entidades e sociedade civil”, explica Cláudia Moura, secretária de Assistência Social, pasta responsável pela coordenação do Plano.
“A proposta da apresentação do Plano FutuRO em todas as regiões do Estado é para oportunizar aos municípios que apresentem suas demandas e através delas contribuir com desenvolvimento efetivo do FutuRO. O resultado desse contato servirá de base para um primeiro diagnostico da situação”, declara Cláudia.
A apresentação em Vilhena contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Júlio Olivar, que expôs junto com a secretária Claudia Moura, as características do FutuRO de integração entre as secretarias de Estado e as parcerias com prefeituras, iniciativa privada e entidades, além do papel da Educação nas ações do Plano. Olivar destacou a educação profissionalizante e a de tempo integral como os carros chefes das estratégias de inclusão de crianças e jovens de famílias pobres e extremamente pobres no ciclo de desenvolvimento do Estado.
“O Plano FutuRO é uma iniciativa louvável e corajosa do governador Confúcio Moura, que reconhece que um estado que ocupa o 12º lugar de economia em ascensão, não pode permitir que 20% da população viva em situação de miséria. A região de Vilhena é a que possui o maior índice de desenvolvimento do Estado, mas temos que reconhecer que muito perto, aos arredores existe uma população muito pobre e entre eles, indígenas e ribeirinhos”, completa Júlio Olivar.
A secretária de Assistência Social e o secretário de Educação, esclareceram sobre os três pilares do Plano, que consistem em garantia de renda, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológica, eixos que serão desenvolvidos através de criação de novos projetos e fortalecimento de outros existentes.
A apresentação do Plano FutuRO em Vilhena contou com a participação de estudantes; representantes de entidades e autoridades públicas dos sete municípios da região do Cone Sul; representante da Defensoria Pública; representantes da Emater; e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jorge Werley, que acompanha a equipe do Plano em todos os municípios.
Fonte: Decom
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi