Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 - 16h13
A câmara municipal de Itapuã do Oeste foi palco de uma grande reunião comunitária no último domingo (17/02). A população se organizou para reivindicar melhorias na educação e na saúde do município, para isso eles contaram com a presença do deputado estadual Doutor Alexandre. Através do líder comunitário Francisco Ramos e do ex-vereador Cotico o convite chegou ao parlamentar que atendeu prontamente. As principais reclamações feitas ao deputado foram Saúde e a Educação. Segundo os moradores esses serviços básicos e essenciais não têm sido prestados de forma satisfatória.
Com relação a Educação, a comunidade reclamou que não existe ônibus para fazer o transporte dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que geralmente moram na zona rural. Segundo o agricultor Ibraim Júnior as dificuldades para conseguir estudar tem superado o desejo de estar em sala de aula aprendendo. Nosso povo se sente desprezado, esquecido e maltratado. Não sei de quem é culpa se da prefeitura ou do governo do estado, mas nós estamos sendo prejudicados com isso, desabafou o produtor rural.
Doutor Alexandre ouviu atentamente as reclamações e garantiu que vai pessoalmente ao secretário estadual de educação, Edinaldo Lustoza, pegar informações sobre o caso. O parlamentar disse ainda que vai solicitar o levantamento do valor dos recursos destinados e quanto foi disponibilizado para Itpuã do Oeste.
Quando o assunto foi a saúde pública as reclamações foi geral, todos apontando falhas no sistema do município. Segundo a maioria dos presentes na reunião o hospital local é pequeno e não atende a demanda de pacientes, além disso só há dois médicos para atender toda a população. Outra reivindicação foi referente a falta de especialistas, principalmente para atender mulheres e crianças.
De acordo com a agente comunitária Edinéia Machado, as mulheres precisam de um ginecologista que fique no município, pois hoje não existe esse profissional no local e para realizar algum tipo de exame as mulheres têm que deslocarem para Porto Velho ou Ariquemes onerando gastos demasiados com passagem, alimentação e até exames. Outro grande problema destacado foi a falta de remédios básicos para ser distribuído à população.
Diante dessa realidade Doutor Alexandre disse que se for preciso vai brigar para que a população receba um atendimento satisfatório. Ele sugeriu que seja disponibilizado um ginecologista para atender a população feminina pelo menos duas vezes na semana. Quanto a falta de remédio o parlamentar argumentou que falta planejamento. Não é permitido deixar que o medicamento acabe para que só então seja feito o pedido. É necessário ter conhecimento e acompanhamento de toda a medicação disponibilizada aos pacientes, reiterou o deputado.
Doutor Alexandre finalizou o encontro destacando e parabenizando a iniciativa da população. Toda ação positiva é válida e temos mesmo que fazer de tudo para ajudar a quem precisa. Sempre que a comunidade tiver alguma exigência me procure, farei o possível para buscar a solução. Não prometo que posso resolver tudo, mas dou minha palavra que vou buscar alternativas para o problema, finalizou o parlamentar.
Fonte: Ascom
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem