Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: furto de materiais da iluminação prejudica população e traz prejuízos aos cofres públicos

Orientação é para que os moradores ajudem denunciando ocorrências através do telefone 190


Porto Velho: furto de materiais da iluminação prejudica população e traz prejuízos aos cofres públicos - Gente de Opinião

Uma prática criminosa que continua a prejudicar os cofres públicos e a segurança da população é o furto de materiais ligados à iluminação pública. Só no primeiro semestre, os danos à Prefeitura de Porto Velho chegam a R$ 500 mil.

São furtados transformadores, fios e cabos de energia elétrica. A população é a primeira prejudicada, porque as ruas ficam sem iluminação e, consequentemente, quem transita por elas corre riscos.

No primeiro semestre de 2021, seis pontos da cidade registraram esse tipo de ocorrência, com predominância em áreas próximas a viadutos e praças.

Segundo o diretor-presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, o prejuízo vai além do furto: “O Município acaba tendo um custo adicional para refazer a instalação elétrica e a população que fica sem iluminação até que o serviço seja normalizado”, explica.

De acordo com os últimos registros, uma parte expressiva dos autores são de usuários de entorpecentes que furtam os materiais com o objetivo de extrair metais, como cobre e alumínio, e vendê-los no mercado a um preço irrisório.

A orientação da Emdur é para que os moradores denunciem estas ocorrências através do telefone 190, acionando equipes da Polícia Militar.

A empresa busca outras formas de combater a prática criminosa. “Está em estudo a elaboração de uma minuta de um projeto de lei que prevê a compra desses materiais mediante a apresentação de nota fiscal. Acreditamos que atingiremos o centro nervoso deste comércio ilegal”, explica o diretor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)