Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 - 11h05
Incidente envolvendo esse tipo de animal é comum em período de chuvas e enchentes
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Vigilância Epidemiológica, alerta para os cuidados que devem ser tomados nesse período de chuva e enchentes, para prevenir acidentes com animais peçonhentos.
“Apesar da redução, nos números de janeiro deste ano em comparação ao mesmo mês de 2018, é preciso redobrar os cuidados, porque esses animais entram e se instalam nos lugares mais improváveis possíveis”, alerta a coordenação municipal de acidentes por animais peçonhentos.
Em janeiro do ano passado, foram notificados 24 casos de acidentes, sendo 20 por serpentes, 3 por aranha e 1 por escorpião. Em janeiro deste ano, foram 12 casos, sendo 8 por serpentes, 3 por aranha e 1 ignorado.
Como prevenir
Mantenha seu quintal limpo e sem entulhos, assim os animais não terão onde se abrigar próximo a sua casa. Um ambiente limpo serve como barreira de proteção.
Não deixe resto de comida na pia ou em outros lugares da casa, isso atrai baratas e ratos, que servem de alimentos, atraindo os escorpiões, cobras, aranhas e lacraias.
Sempre verifique sapatos, roupas e toalhas antes de usá-los. Deixe as camas afastadas a uma distância de 10 a 15 cm das paredes. Sempre limpe embaixo e atrás dos móveis. Use luvas de couro nas atividades rurais, remoção de entulhos e jardinagem. Trabalhos em campo e roçados é importante o uso de botas longas de borrachas ou perneiras. Mais de 80% dos acidentes por serpentes ocorrem abaixo do joelho.
Cuidados
Em caso de acidentes, mantenha a pessoa calma, lave o local da picada com água e sabão, nunca faça torniquete e não coloque nada em cima do ferimento. Para esses acidentes o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) é o hospital de referência.
Leve o acidentado ao serviço de saúde, o mais rápido possível, e tente identificar ou fotografar o animal envolvido no acidente, caso isso não exponha você a riscos. Acidentes com crianças e idosos requerem cuidados redobrados.
Telefones úteis:
Bombeiros 193
Vigilância em Saúde - 98473-7909
CIEVS - 3901-2835 -
Divisão de Zoonoses e Entomologia 3901-2874
Samu -192
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de