Terça-feira, 6 de agosto de 2019 - 11h27
O Projeto Artesão Sustentável foi lançado no final da tarde desta segunda-feira (5/8) pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, Trabalho e Turismo (Semdestur). A solenidade aconteceu no ‘prédio do relógio’, sede do poder executivo do município.
Conforme o subsecretário Euzébio Lopes (Semdestur), a orientação do prefeito Hildon Chaves é fomentar o desenvolvimento sustentável dos artesãos locais, incentivando-os ao empreendedorismo, para que possam desenvolver e administrar seus negócios e também capacitá-los nas técnicos e uso dos mecanismos tecnológicos, possibilitando a geração de novas oportunidades de negócios.
“Além de fomentar a criação de uma rede de artesãos empreendedores, o projeto os capacitará a fazer uso das mídias sociais para potencializar suas vendas e fazer propaganda dos seus produtos, mitigando as limitações geográficas, tendo em vista que o município não está na rota tradicional do turismo”, comentou Lopes.
O Projeto abrangerá todos aqueles que exercem o artesanato ou tenham interesse em exercer, no Município de Porto Velho. Prioritariamente, aos artesãos da Feira do Sol. “Estimamos atender mais de 50 profissionais, os quais já possuem cadastro na Semdestur, mas o curso tem capacidade para atender até 160 pessoas, sendo aberto a todos aqueles que manifestarem interesse em se aperfeiçoar para trabalhar com artesanato”, acrescentou o subsecretário.
O planejamento é que as diversas atividades sejam ministradas num período entre 2 e 3 meses. Entretanto, a Semdestur aceita sugestões do público-alvo, para que as ações do curso não prejudiquem suas atividades laborais.
Conteúdo
O curso será ministrado pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Econômico Social e Profissional (IDESP), parceiro da prefeitura nesse projeto, e consistirá em ensinar habilidades gerenciais e profissionais, através de palestras, oficinas, workshop e exposições.
No total, serão ministradas 4 palestras, com os seguintes temas: produção e edição de vídeos, criação de portfólios, como tirar fotos para redes sociais e comportamento do consumidor.
Além disso, haverá 5 módulos do curso que vão abordar os seguintes assuntos: como organizar e administrar o negócio de artesanato, formação de preços do artesanato, marketing, vendas e negociação, gestão de redes sociais e produção de conteúdo para redes sociais.
Serão oferecidos 2 workshops para treinamentos relacionados a produção de texto para a internet, abordagem digital, monitoramento digital e vitrinismo.
Consultoria
Concomitante a essas atividades, será prestada aos participantes do projeto uma consultoria de acompanhamento das ações e planejamento para o desenvolvimento de parcerias. Ao final, serão realizadas Feiras, mostras fixas e itinerantes para exposição dos produtos produzidos pelos participantes do projeto, em locais de grande visibilidade e boa visitação de público.
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç