Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca


Porto Velho: Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca - Gente de Opinião

Levantamento é feito para verificar as condições de saúde dos desabrigados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza o acompanhamento das famílias que estão alojadas no ginásio Fidoca, devido a cheia do rio Madeira, em Porto Velho.

Na manhã desta quinta-feira (7/3), técnicos de imunização, vigilância sanitária e controle de zoonoses estiveram no ginásio para fazer levantamento das principais necessidades e condições de saúde dos desabrigados.

Os cartões de vacinas das crianças e adultos foram conferidos e enfermeiros também orientaram as famílias sobre a higiene e prevenção de doenças. De acordo com a gerente de imunização, Elizeth Gomes, nessa primeira visita, foi feito apenas um levantamento. “Nosso papel é prevenir para que não venha ocorrer doenças”.

Como o ginásio fica próximo a unidade básica de saúde Agenor de Carvalho, os profissionais de saúde da unidade são orientados para o atendimento a essa demanda. “Uma equipe de saúde da família vai fazer o acompanhamento também com visitas a essas pessoas”, informou Igor Amorim, gerente da Divisão de Estratégia de Saúde da Família.

A Vigilância Sanitária e controle de zoonoses também estiveram no local para inspecionar a estrutura do abrigo e verificar a presença de animais, para que as medidas necessárias sejam tomadas, para evitar problemas quanto a presença desses animais. Também foi dada orientação para evitar contaminações.

O plano de ação da Semusa, tem como estratégia colocar em prática medidas de prevenção e controle para evitar surtos e epidemias, principalmente de leptospirose e diarreias associadas a ocorrência de enchentes.

As unidades de saúde estão orientadas a dar prioridade a pacientes que apresentem os sintomas da doença, que podem ser febre, cefaléia, vômito, diarreia, dor pelo corpo, dor na panturrilha (batata da perna), coloração amarelada da pele e das mucosas ou sintomas de gripe.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)