Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito e lideranças de Guajará-Mirim pedem apoio contra norma da Receita Federal


A aplicação de uma norma da Receita Federal, em vigor desde a década de 1990, mas somente agora implantada de fato, levou os comerciantes e empresários de Guajará-Mirim a buscarem apoio político contra a sua efetivação.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), que esteve em Guajará nesta semana, se reuniu em seu gabinete com o prefeito, Cícero Noronha (DEM), acompanhado do presidente da Câmara, Sérgio Bouez (PSB), o presidente da Associação Comercial de Guajará, Márcio Badra, o diretor da entidade, Júlio Roque e o diretor do Sindicato dos Atacadistas (Singaro), Virgílio Gomes.

Na alegação deles, a obrigatoriedade de se fazer o transporte do que é comprado ou vendido com os vizinhos bolivianos em uma balsa, aumenta os custos, reduz a margem de lucros, cria novas responsabilidades aos comerciantes e reduz a agilidade nas transações.

"As mercadorias vendidas para os bolivianos eram entregues na beira do rio, com o transporte feito por embarcações dos compradores, que também faziam o desembaraço aduaneiro, no outro lado da fronteira. Ou seja, o empresário brasileiro cuidava da documentação e do transporte e entrega dos produtos, que eram levados em pequenas, médias ou grandes quantidades", relatou o prefeito.

Segundo Noronha, o comércio na região movimenta, por ano, cerca de R$ 200 milhões. "É um baque para o município, que já enfrenta outras tantas dificuldades. Agora, o transporte de mercadorias só pode ser feito pela balsa, com um custo maior e uma burocracia a mais no momento da descarga, no lado boliviano. Tem empresas que fazem pequenas vendas que não compensa pagar a balsa para fazer a travessia. É uma situação crítica".

Maurão disse que a Assembleia está à disposição para contribuir com uma solução para o problema, embora ele esteja sob a responsabilidade de um órgão federal. "Vamos acionar a nossa bancada federal. O senador Valdir Raupp (MDB) e a deputada federal Marinha Raupp (MDB), já atuam neste caso e esperamos uma definição, para que os comerciantes não continuem sendo prejudicados", completou.

O presidente da Assembleia, inclusive, usou a tribuna na sessão de terça-feira (15), para denunciar o caso e pedir apoio dos demais parlamentares para a causa. "Fui informado, inclusive, de que o transporte das pessoas em voadeiras deverá ser proibido ainda nesta semana, sendo permitido apenas pela balsa, o que causaria muitos problemas para quem vive dessa atividade", acrescentou Maurão.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)