Segunda-feira, 14 de março de 2011 - 18h07
O prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo (DEM), entregou três novos ônibus à Secretaria de Educação do Município. Os veículos passam a integrar a frota municipal de transporte escolar. A solenidade, realizada em frente à prefeitura, contou com a participação dos secretários Marcelo Santos (Planejamento); Maristela Pedrini (Adjunta de Educação); deputado Adelino Follador (DEM); e dos vereadores Clóvis José (PMDB), líder do governo na Câmara; Enoque Nunes (PMDB), Adair Moulaz (PSDB) e João Leite (PP).
Segundo o prefeito Márcio Raposo o convênio para aquisição desses ônibus foi intermediado pela ex-senadora Fátima Cleide (PT). “Estive duas vezes em Brasília e, em uma delas, me encontrei pessoalmente com ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanhado da ex-senadora Fátima e do senador, Valdir Raupp (PMDB)”, disse ele.
Márcio Raposo ressaltou que sua administração está empenhada em “melhorar cada vez mais o transporte escolar”. “O investimento é de R$ 622 mil (seiscentos e vinte e dois mil reais). Com a entrega destes veículos passamos a contar com nove ônibus novos, que integram o serviço de transporte escolar que cabe a prefeitura”, disse Maristela Pedrini.
De acordo com o vereador Clóvis José (PMDB), líder do executivo na Câmara Municipal, “o prefeito Márcio está modernizando a frota municipal que atende aos nossos alunos e vem ao encontro de um projeto de lei (de sua autoria) aprovado recentemente pela Câmara”, disse. A Lei reduz para doze anos a vida útil de um ônibus para transporte escolar. Veículos acima deste período não podem transportar alunos no município de Ariquemes.
Relações Interpessoais na Escola
As ações da Prefeitura de Ariquemes no setor de educação não param por aí. Além de potencializar o transporte escolar, essencial para garantir a acessibilidade aos alunos, a prefeitura, por meio da Semed, realizou nesta primeira quinzena de março, o Seminário “Relações Interpessoais no Espaço Escolar”: A arte de conviver com o outro. O Secretário de Educação, Edson Fernandes disse que o seminário faz parte da estratégia de avaliação dos primeiros 30 dias de aula, do ano letivo de 2011. As palestras abordaram temas diversos: “Relações interpessoais e Gestão Democrática”; “A Diversidade no espaço escolar como fator de desenvolvimento cultural”; “A influência das relações interpessoais na aprendizagem”; “Relações interpessoais e motivação”; Bullyng na escola e suas conseqüências.
Para o secretário, todos os temas são importantes. Porém, “considero de muita relevância, o tema bullying, que segundo psicólogos do mundo inteiro, têm levado a números alarmantes de evasões escolares”, disse. Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - tiranete ou valentão), ou ainda, grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
O seminário, segundo o secretário, complementa a avaliação feita nestes 30 primeiros dias, o que permite diagnosticar situações que podem ou não serem incluídas no planejamento anual. “É ai que entram as palestras realizadas durante o seminário”, afirma o secretário, ao ressaltar que os assuntos tratados são em sua maioria relacionados à “como executar a Gestão Democrática” e “como a grande diversidade dentro do espaço escolar. “Acreditamos que, com o vasto currículo dos palestrantes, alcançaremos nossos objetivos, que é, sem dúvida, os objetivos do prefeito Marcio Raposo, em relação a uma educação de qualidade, disse o secretário. Ele fez questão de divulgar o nome dos palestrantes.
Adaluce Coelho Jorge, Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; graduada pela Universidade do Ceará; Fábio Piasotto Feitosa, pós-graduado e Mestre Doutor em Educação Especial; Mariângela Aloife, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; Angelina Viriato Ortiz, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Unir. 16 anos de experiência como professora e coordenadora pedagógica na educação básica das redes, Pública Municipal, Estadual e rede particular de ensino.
Fonte: Ascom
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi