Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura assegura área e Casa da Mulher Brasileira será construída em Porto Velho

Recurso foi assegurado pelo Ministério da Mulher, após a intervenção da deputada estadual Ieda Chaves


Prefeitura assegura área e Casa da Mulher Brasileira será construída em Porto Velho - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho fez a doação da área à União e o Ministério das Mulheres assegurou que a capital vai receber a Casa da Mulher Brasileira (CMB), um espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violência. Nesta sexta-feira (1º), o engenheiro do ministério, Ronaldo Adilson da Silva, foi recebido pelo prefeito Hildon Chaves e pela deputada estadual Ieda Chaves, para uma vistoria no terreno em que será erguida a Casa da Mulher, na avenida Imigrantes com a Décima Avenida, no bairro Rio Madeira.

"Em 2017, já havíamos disponibilizado essa área com a mesma finalidade, mas infelizmente o projeto não andou e o local foi retomado pela Prefeitura. Agora, a pedido da deputada Ieda Chaves, fizemos a doação mais uma vez e a construção está confirmada pelo governo federal, devendo ser a primeira a ficar pronta no mandato do presidente Lula", disse o prefeito.

Prefeito diz que construção está confirmada pelo governo federalPrefeito diz que construção está confirmada pelo governo federal

Hildon Chaves acentuou que "será uma obra importante, que dará condições para que o município saia dessa situação vexatória de líder em feminicídios, entre as capitais brasileiras. A Casa permite o trabalho integrado de vários órgãos, com a missão de proporcionar um ambiente acolhedor para a mulher que sofreu qualquer tipo de violência. Que possamos somar essa e outras ações para que as tristes estatísticas de violência contra as mulheres sejam reduzidas em nossa cidade".

A deputada Ieda Chaves relatou que "logo após assumir o mandato, fui à Brasília e apresentei esse pedido ao Ministério das Mulheres para pedir a construção da Casa da Mulher Brasileira aqui na capital, solicitação que conta com o apoio da bancada feminina da Assembleia Legislativa. O prefeito Hildon Chaves disponibilizou a área e hoje estamos celebrando que a construção está liberada e em breve a capital irá dispor desse local para acolher as mulheres vítimas de violência".

Ieda Chaves falou da Casa como mais uma ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulherIeda Chaves falou da Casa como mais uma ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher

Ieda Chaves lamentou que Porto Velho lidera, proporcionalmente, como a capital com mais registro de feminicídios no país. "Por isso, essa necessidade de construção da Casa da Mulher Brasileira, como mais uma ferramenta para o enfrentamento da violência contra a mulher. Também estamos atuando para que Ji-Paraná ganhe também a sua Casa da Mulher".

MINISTÉRIO

Representando o Ministério das Mulheres, o engenheiro Ronaldo Adilson da Silva disse que "temos a área doada pelo município, o orçamento está assegurado e até dezembro deve ficar tudo certo a questão da licitação e a nossa expectativa é de que no começo do ano a obra se inicie, devendo ser executada em torno de 14 meses".

A CASA

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A Casa integra o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica, funcionando todos os dias da semana, durante 24 horas.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Situação de Emergência é decretada pela Prefeitura de Porto Velho

Situação de Emergência é decretada pela Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.894 que institui a Situaçã

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)