Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura faz campanha de Prevenção ao Suicídio em Ji-Paraná


Prefeitura faz campanha de Prevenção ao Suicídio em Ji-Paraná - Gente de Opinião

O mês de setembro é considerado pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Nacional de Psiquiatria, o período de campanha de prevenção ao suicídio em todo o Brasil. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social (Semusa, Semed e Semas), está realizando várias atividades, com o objetivo de alertar a população sobre o aumento dos índices de suicídio e tentativas.

A Semas já iniciou uma série de palestras em parceria com o Juizado da Infância do Tribunal de Justiça de Rondônia. “Nós temos ainda o apoio da Câmara de Vereadores, Coordenadoria Estadual de Ensino, Movimento de Voluntários pela Vida de Ji-Paraná, do médico psiquiatra Humberto Muller e ator e escritor Roberto Carlos”, acrescentou a assistente social da Semas, Lidiane Tanazildo.

O psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Guilherme Sansaloni, irá realizar na próxima semana palestras no Senac, Câmara de Dirigentes Lojistas, São Lucas e Escola Estadual José Francisco.  A ação terá o apoio do Movimento Social Pela Vida.

A secretaria municipal de Saúde está organizando um Pit Stop com distribuição de panfletos com orientações sobre a prevenção ao suicídio. Está marcado para a próxima segunda-feira (9), a partir das 7h30, na Avenida Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros.

Na terça-feira (10) a Semusa realizará também palestras com os professores e coordenadores na Coordenadoria Estadual de Ensino (CRE), a partir das 8 horas. O tema será Prevenção ao suicídio no ambiente escolar, com o médico Wendell Jânio de Oliveira. O médico também abordará este tema na quarta-feira (11), no mesmo local e horário. O público será enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

A semana seguirá com ações no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltadas para o Setembro Amarelo. “A cor escolhida para o mês é o amarelo, pois é a cor da vida, da luz e da solidariedade e empatia a dor do outro”, lembrou a coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes.

Além das campanhas, a Prefeitura oferece atendimento para pessoas que apresentam indícios de suicídio. Cerca de 800 pessoas de Ji-Paraná e outros 14 municípios da Região Central de Rondônia, são atendidas todos os meses no Centro de Atenção Psicossocial. Cerca de 10% desse número são de pessoas que já pensaram ou tentaram suicídio. O Centro oferece atendimento imediato com os profissionais para estes pacientes.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)