Terça-feira, 3 de abril de 2012 - 11h09
A prefeitura de Candeias do Jamari entregou à comunidade de Vila Nova Samuel, no ultimo final de semana, a nova Unidade Básica de Saúde da localidade situada na Linha 45, região central do Projeto de Assentamento Florestal Jequitibá. Cerca de 300 famílias residem no assentamento.
Até a inauguração da unidade, os assentados do PAF Jequitibá eram assistidos pela Secretária Municipal de Saúde por meio de uma equipe do Programa Saúde da Família, composta por um médico, um enfermeiro, um odontólogo, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que faziam atendimento nas próprias residências.
Além dos serviços de atendimento à saúde, na unidade dispõe de um ambiente todo climatizado com sala de espera; consultório médico, Sala de coleta de exames, Sala de Enfermagem, Farmácia, Serviço de Atendimento Médico e Estatística (Same), e ambulatório.
O estabelecimento conta ainda com sala de procedimentos, sala para atendimento às pessoas vitimas de malária e dengue, cozinha, quatro banheiro (um adaptado para pessoas com necessidades especiais), e ainda um poço artesiano de 42 metros para suprir a necessidade de abastecimento de água no local.
Mais inaugurações
O posto de saúde também está abastecido com remédios e os atendimentos médicos já iniciaram nesta segunda-feira, 02, isto proporcionará que a população da Vila Nova Samuel tenha que se deslocar até a cidade em busca de assistência médica nas unidade da sede do município.
O prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, presente no evento, falou do sonho da comunidade em ter um posto de saúde na vila. “Estou feliz por contribuir para a realização desse sonho. Com o trabalho e empenho da equipe da prefeitura estamos cumprindo com o que foi planejado.”, comemorou o prefeito.
Dinho Sousa complementou ainda dizendo que os investimentos para estruturar no setor não param e anunciou, ainda este ano, a inauguração das unidade de saúde de Santa Izabel e da União do Palheiral, que estão sendo reformadas e ampliadas.
Investimentos
A secretária adjunta de saúde, Neuzeli Mariano, destacou a importância que tem a entrega da UBS. “Esses investimentos mostram o compromisso da atual administração em levar qualidade de vida à população, principalmente na área da saúde pública”, frisou.
A Secretária de Saúde, Adriana Rodrigues, destacou que a unidade de saúde de Vila Nova Samuel foi construída pensando na qualidade do acolhimento, desde o momento em que o usuário chega até o final de seu atendimento.
Além da pintura com cores claras, adiantou ela, pensou-se no conforto da sala de espera, com longarinas bebedouros climatizada. Também está sendo oportunizada a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, com entrada adaptada através de rampas de acesso e banheiros exclusivos.
“A Secretaria Municipal da Saúde preocupa-se com o bem estar da população que será atendida na nova unidade de saúde, que contará com mobiliário novo, mesas e cadeiras para consultórios médico, odontológico e de enfermagem”, disse.
A UBS terá ainda equipamentos médico hospitalares novos e adequados ao atendimento das equipes de saúde como, aparelhos para verificar pressão arterial, glicemia capilar, luminárias, macas, equipamentos odontológicos.
A chefe de gabinete da prefeitura, Adriana de Jesus, lembrou dos avanços em todos os setores proporcionado pela atual administração. “E essa revolução não passa despercebida, como prova a pesquisa do Ministério da Saúde para avaliar os serviços do SUS, que aponta Candeias com a melhor nota entre os municípios de Rondônia”, afirmou.
Fonte: Shyley Saíssem
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi