Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Professora Lilian disputa presidência do Pt de Guajará


Partido dos Trabalhadores estará realizando no próximo domingo, dia 10, sua democracia interna, onde os filiados são chamados para escolher as direções municipais, estaduais e nacional.

 O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT renovará a direção do partido em 4.808 municípios do país, através do voto direto de seus filiados e filiadas. Esta é a quinta vez que o PT realiza oProfessora Lilian disputa presidência do Pt de Guajará - Gente de Opinião PED e, em Guajará-Mirim, as eleições acontecerão na sede do SINTERO, na Avenida XV de novembro, a partir das 8 horas, encerrando às 17h.

A Professora Lílian Ferreira concorre ao cargo de Presidente do Diretório Municipal de Guajará-Mirim, disputando diretamente com Everaldo Pereira Rodrigues, que tem o apoio do Prefeito Dúlcio Mendes.

Natural de Guajará-Mirim, RO, nascida em 30 de março de 1957, Lilian da Silva Ferreira é professora do Quadro do ex Território Federal de Rondônia, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, foi dirigente por 16 anos do Instituto Estadual de Educação Paulo Saldanha, fundadora Associação dos Professores de Guajará-Mirim (APROG) que, posteriormente, deu origem ao SINTERO e é também fundadora do Partido dos Trabalhadores na Pérola do Mamoré.

Com vasta experiência em movimentos sociais e importante inserção política no cenário local, Lilian da Silva Ferreira tem prestado relevantes serviços aos cidadãos guajaramirenses, acorrendo especialmente aos mais necessitados, sempre buscando o bem-estar e justiça social para todos e todas.

No início da atual administração municipal, Lilian exerceu a Função de Secretária de Administração da Prefeitura de Guajará-Mirim, onde iniciou um trabalho de reorganização administrativa da pasta, visando uma estrutura burocrática moderna, eficiente e humana.

Incompatibilidades entre Lílian Ferreira e o Prefeito Dúlico Mendes, na concepção do Projeto Político para gestão da Prefeitura Municipal levou a ex Secretária da SEMED pedir exoneração do cargo.

Segundo Lilian Ferreira, se eleita, sua principal missão no Diretório petista de Guajará-Mirim é o fortalecimento político do PT no município, a reorganização da legenda e a qualificação do discurso, objetivando melhor contribuir com o projeto do PT de Guajará na gestão do Executivo Municipal. Conheça os 13 pontos de sua proposta política para o Partido dos Trabalhadores da Pérola do Mamoré:

1 – Organização partidária

Para se viabilizar qualquer mudança concreta no partido e qualificar sua ação política é essencial que o partido esteja organizado. O DM de Guajará-Mirim do PT precisa de uma sede, com espaço físico adequado para realizar reuniões, estudos, palestras e cursos, bem como, equipamentos próprios para salvaguarda documentos e preservar sua memória.

2 – Articulação política e institucional

Instituir fóruns permanente de debates entre a direção do PT e os integrantes do partido que estão conduzindo a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, de maneira a criar um canal de debates para intensificar as discussões sobre políticas públicas entre a direção do Partido, o Executivo Municipal e seu aparelho de secretarias, assim como, buscar permanente comunicação e estabelecer espaços de diálogo com a Câmara Municipal de Vereadores de Guajará-Mirim, com parlamentares do PT e deputados aliados da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e do Congresso Nacional, objetivando criar possibilidades reais para viabilizar o Projeto Político do PT em Guajará-Mirim.

3 - Escola de governo

Organizar atividades da ENFPT e da FPA em Guajará-Mirim, com o objetivo de formar quadros de direção das gestões públicas do Partido dos Trabalhadores; Promover debates e capacitação técnica nas diferentes áreas da administração pública.

4 – Criar núcleos de base nos Distritos do Iata e Surpresa

Viabilizar a criação, funcionamento e participação de Núcleos do PT nos Distritos de Surpresa e Iata, de forma a visibilizar a discussão de questões locais.

5 - Reintegração dos filiados pioneiros

Empreender articulações e desenvolver eventos para reinserir na militância ativa, companheiros pioneiros que fizeram a luta e a militância no passado e fazem parte da história do PT de Guajará-Mirim e região, de forma a contribuir com a formação da militância dos novos filiados.

6 -  Estreitar laços com os  movimentos sociais

Estreitar e fortalecer firmemente as relações do Diretório Municipal e seus militantes junto aos movimentos sociais.

7 – Criar os setoriais

Incentivar a criação dos setoriais do partido, objetivando a articulação com os movimentos sociais e o debate sobre políticas públicas, de maneira a fortalecer  o PT, a ação política e sua militância de base.

           

8  - Comunicação eficiente.

Qualificar o conteúdo, criar e massificar canais de comunicação do Diretório Municipal. Publicar um jornal  semestral, com a prestação de contas dos trabalhos realizados pelo DM, para ser enviado  a todos os filiados, dando transparência e publicidade aos atos políticos do Diretório.

9 -  Defender o projeto político do PT

Mobilizar e capacitar a militância para promover a defesa do PT, dos governos petistas em debate político diário. Após as manifestações ocorridas no País, em junho deste ano, faz-se necessário a qualificação do debate político e a mobilização de nossa militância para uma defesa consistente do nosso projeto, junto ao conjunto da sociedade, com ênfase nas redes sociais.

10 - Resgatar a história do PT em Guajará-Mirim

Organizar uma equipe de militantes para documentar os 30 anos de história do partido em Guajará-Mirim, resgatando a caminhada petista no município e vibilizando a participação do PT em todas as campanhas e movimentos sociais.

11 - Jornada de formação política

Priorizar a formação política, organizando cursos, seminários, palestras e outros eventos, com o objetivo de preparar a militância para  uma participação política permanente e transformadora junto ao PT, cumprindo também, a paridade de gênero estabelecida no regimento interno.

12 - Participação dos segmentos excluídos

Ampliar a participação da juventude, mulheres, negros, índios, quilombolas, portadores de necessidades especiais, idosos e LGBT, de forma qualificada e precedida de formação política. A Secretaria de Formação deverá  instituir jornadas de formação direcionadas aos segmentos sociais historicamente excluídos, e simpatizantes do projeto político do PT.

13 - Agenda cultural permanente

Promover eventos culturais, debates e articulações eficientes para intervenção do PT de Guajará-Mirim na política cultural da cidade.


Fonte: Ariel Argobe
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)