Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Programa de Aquisição Alimentar em Vilhena


“Esse programa será vantajoso para atender as necessidades das associações rurais, cooperativas e,  principalmente, do pequeno produtor”, essa afirmativa é do produtor agrícola Risomar  Nunes , que participou, na manhã desta sexta-feira (13), do lançamento do Programa de Aquisição  de Alimentos  (PAA) no município de Vilhena.  A solenidade aconteceu no Centro de tradições Gaúchas (CTG). 

O programa irá atender todos os seis municípios do Cone Sul do estado, tendo o investimento de R$ 1 milhão. “Hoje estou aqui em Vilhena para realizar um ato que gosto de fazer, que e investir na agricultura familiar. Quando fui prefeito de Ariquemes implantei esse programa, e passei a comprar para as escola os alimentos dos produtores”,  explica o governador Confúcio Moura.

Durante a solenidade, o govenador também mostrou alguns produtos que são feitos pelas agroindústrias  em Vilhena, onde foi implantada 21 unidades. “Quando assumir o governo não tinha agroindústrias regularizadas e a nossa meta era implantar 800 agroindústrias em todo o estado, agora vamos avançar com mil. Assim o produtor ficará satisfeito vendo o seu produto  exporto em mercado, pois na embalagem vai todas os dados da mercadoria e o nome da empresa”, esclarece o governador.

Na oportunidade, Confúcio disse que, em breve,irá retornar em Vilhena para entregar para os proprietários das chácaras o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Esse cadastro é como se fosse uma Carteira de Identidade, o dono terá uma imagem da sua propriedade com todos os dados da terra. O cadastro irá ajudar o produtor a conseguir financiamento”.

Para finalizar o discurso, o governador disse que está mexendo em Rondônia e levando incentivo para a agricultura. “Eu quero ajudar Rondônia a crescer, pois somos um Estado forte”.

 “O governador é amigo do produtor rural. A Emater e a Seagri estão trabalhando muito para beneficiar o homem do campo”, explica o secretário adjunto da Emater, Francisco Mende de Sá.

Segundo o secretario de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, o PAA já foi implantado em Porto Velho e São Miguel. “No estado serão investidos na agricultura familiar, por meio do PAA, R$ 12 milhões, recursos que serão injetados diretamente no campo para 51 municípios. Ariquemes, por ter sido pioneiro no programa, é o único que ficará de fora. É dessa maneira que estamos fortalecendo agricultura familiar”.

Para o prefeito de Vilhena, José Rover, os agricultores são o braço direito do Estado. “Esse programa é de grande relevância  para Vilhena, principalmente para as escolas. Além de incentivar o homem do campo a produzir masi”.

O agricultor Geraldo da Silva, morador da Linha Pato Branco, está satisfeito com o lançamento do programa. “Tenho certeza que será o programa de grande interesse para nós agricultores que iremos vender mais produtos, evitando que ele fique parado, pois teremos mais opção de comprador”.

Beneficio

Durante a solenidade o governador Confúcio Moura entregou dois computadores para o escritório local da Secretario de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para ajudar no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que leva aproximadamente quarenta minutos para realizar o cadastro de cada produtor.

Na ocasião, Confúcio entregou para o diretor da Cooperativa Mista-Agro-Industrial de Vilhena (Coopervil), Vinicius Paiva da Silva, o documento do  Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Trabalhamos com fabricação de ração, produção mista e controle de cigarrinha. Esse documento nos autoriza a poder exportar para o mundo as nossas mercadorias, com aprovação do Ministério da Agricultura”, disse o diretor da Cooperativa.

Fonte: Elaine Barbosa / Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)