Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto de horta orgânica contribui para ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Ariquemes


Buscar levar conhecimento e boas práticas em sociedade é a forma que a unidade de internação da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease),  na cidade de Ariquemes, tem lançado mão e desenvolve um projeto exemplar. Com o plantio de hortaliças e criação de animais se busca a ressocialização dos 21 adolescentes, fazendo eles se sentirem produtivos e menos ociosos, além de incluí-los de forma concreta no contexto social e familiar.

O diretor geral da unidade, André Marciano Terra, explica que a atividade de hortas e jardinagem acontecia desde a criação da unidade, no ano de 2005, mas esteve paralisada e agora foi reativada. “No ano de 2016, ao assumir a gestão da unidade socioeducativa, resgatamos o projeto com a visão de melhorar o trabalho com os adolescentes, tendo em vista que tínhamos, em média, de uma a duas fugas, bem como inúmeros motins. Com essas atividades acontecendo agora, estamos conseguindo resolver esse problema e já tem mais de um ano que não temos esse tipo de tensão dentro da unidade”, explica.

O professor Geraldo Magela de Menezes é o pioneiro idealizador do cultivo de horta na unidade. Para ele as atividades de criação de codornas, horta e jardinagem com os adolescentes consegue resgatar neles o interesse pelo cultivo de plantas, bem como melhorar a afetividade. “As plantas necessitam de cuidados diários: de molhar e fazer a retirada  de ervas daninhas. Já as aves necessitam além do cuidado diário, o silêncio para que elas botem ovos diariamente. Com isso os meninos vão aprendendo outros valores”, reforça.

Os socioeducandos gostam das atividades na horta, pois são praticadas ao ar livre e proporciona uma distração. O adolescente L.F.G, de 16 anos,  diz gostar do cuidado dos canteiros. “Quando estou na horta aprendo como cultivar hortaliças com o professor Geraldo. Isso alivia meu estresse”, comenta.

Já para G.P.A, de 17 anos, a experiência que está adquirindo é para a vida toda. “Estou aprendendo como cultivar diversas plantas em um mesmo local. É muito legal e posso fazer isso em casa”, comemora.

Rotina

As atividades são desenvolvidas nas manhãs, de segunda-feira a quinta-feira. Na horta, além do cultivo, é trabalhada a importância da qualidade de vida, com o consumo de produtos naturais, sem agrotóxicos.

A metodologia de trabalho desenvolvida pelo professor Geraldo Magela também ajuda no bom convívio diário entre servidores e adolescentes. Com o trabalho transdisciplinar se busca conscientizar os adolescentes que é possível viver em sociedade sem delinquir e ser cidadão de bem, de fato e de direito.

É ensinado que o cultivo de hortaliças e criação de animais pode ajudar no sustento financeiro, sendo um recurso que traz também um bem familiar. Isso torna os adolescentes mais amistosos e facilita o trabalho dentro da instituição.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)