Sexta-feira, 10 de novembro de 2017 - 07h05
A Coordenação do Projeto Rondon e os professores rondonistas estão em Rondônia desde o dia 5 para a viagem precursora da Operação Regional Teixeirão. Nesse período – 5 a 10 de novembro – os professores rondonistas receberão diversas orientações e irão aos municípios em que trabalharão durante a operação para conversar com os prefeitos e secretários municipais e as lideranças locais, com os objetivos de fazer os ajustes necessários em suas propostas, buscando atender às reais necessidades das cidades, e verificar junto às prefeituras os locais de alojamento, alimentação e realização das oficinas durante a operação.
A Operação Regional Teixeirão, realizada pelo Projeto Rondon em parceria com o Governo de Rondônia, acontecerá de 18 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018, contemplará nove municípios do Estado e terá como Centro Regional a cidade de Porto Velho.
Cada município receberá 18 Rondonistas, sendo 16 acadêmicos e 2 professores universitários de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Rondônia.
MUNICÍPIO | IES PARTICIPANTES |
São Francisco do Guaporé | Faculdade Metropolitana – Porto Velho |
Alto Alegre dos Parecis | UNIR – Porto Velho |
Mirante da Serra | FIMCA- Porto Velho |
Theobroma | FIMCA- Porto Velho |
Vale do Anari | FAAR – Ariquemes |
Governador Jorge Teixeira | FACIMED – Cacoal |
Nova União | FAAR – Ariquemes |
Vale do Paraiso | FARON – Vilhena |
Assim, 138 rondonistas, de 7 IES trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado de Rondônia, por intermédio de ações que visam o intercâmbio de conhecimento entre as comunidades, estudantes e professores universitários.
Ainda participará da Operação uma equipe de Comunicação Social, com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade as ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como catalisador do desenvolvimento social sustentável.
Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.
Projeto Rondon
Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.
No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.
O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável das comunidades assistidas.
Dessa forma, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.
Em julho deste ano Rondônia foi sede da Operação “Rondônia Cinquentenário”, que trouxe para o estado 310 rondonistas de todo o país para, além de contribuir para a construção e promoção da cidadania, comemorar os 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon.
Leia mais:
Operação Teixeirão reedita no primeiro
semestre de 2018 o projeto Rondon
Fonte
Texto: Assessoria do Projeto Rondon
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç
Estudantes de engenharia e arquitetura visitam as obras da nova rodoviária da capital
Estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura de duas faculdades da capital, realizaram uma visita às obras do novo terminal rodoviário de Porto V
Conselho Municipal de Saúde afasta AMATEC e nomeia novos membros de mesa diretora
O Conselho Estadual de Saúde, aprovou por maioria de seus membros, através da Resolução nº 90/2024/CMSPV/SEMUSA, na segunda-feira, 18 de novembro de
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem trabalhado de forma intensiva para manter e melhorar a estrutur