Sexta-feira, 21 de setembro de 2018 - 13h53
Depois de 264 horas de curso de formação, divididas em três etapas (teoria, prática nas Promotorias e visitas técnicas), 12 Promotores de Justiça Substitutos, aprovados no XXII Concurso para a Carreira do Ministério Público do Estado de Rondônia, iniciarão na segunda-feira, 24 de setembro, suas atividades nas Promotorias de Justiça de diversas Comarcas do Estado.
O encerramento do curso ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, com a presença do Procurador-Geral de Justiça em exercício, Osvaldo Luiz Araujo; do chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira; do Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), no 8º andar do edifício-sede do MPRO, em Porto Velho.
Em sua fala, Osvaldo Luiz Araujo, reforçou que além da participação no curso, toda a preparação que os novos Promotores de Justiça passaram para o concurso da carreira, os colocam aptos a exercerem suas funções nas Promotorias de Justiça para qual foram designados.
Osvaldo Luiz Araujo ressaltou que eles começarão a atuar nas Promotorias de 1ª Entrância, de menor porte, nas quais terão um leque de atribuições e poderão fazer a diferença na transformação social dessas localidades. “Nenhuma outra carreira dá oportunidade de interferir positivamente na sociedade com a de Promotor de Justiça”, destacou o Subprocurador-Geral de Justiça.
O Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite desejou sucesso na nova etapa de vida que os Promotores de Justiça viverão a partir do trabalho nas Promotorias de Justiça, afirmando que eles devem pautar em suas atuações o equilíbrio, serem agentes de social transformação e procurarem renovação a cada dia. “O Ministério Público é ferramenta indispensável à transformação da realidade social. Isso está nos nossos ‘genes’, no nosso ‘DNA’”, observou o chefe de Gabinete da PGJ.
O Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho ressaltou que o curso promovido pelo CEAF foi feito com muito carinho e dedicação por toda equipe do órgão. Acrescentou que houve uma mudança no panorama do curso, que se tornou mais abrangente e os conhecimentos apresentados neles serão importantes para o exercício das atividades nas Promotorias de Justiça.
Formação
O Curso de Formação dos Promotores de Justiça Substitutos teve início no dia 7 de agosto deste ano, um dia após a sessão Solene de posse dos novos Promotores de Justiça, com o objetivo de orientar os participantes sobre a atuação do MPRO, nas suas várias áreas de atuação, além de promover o conhecimento da estrutura administrativa do MPRO. Foram também ministradas palestras sobre história e geografia de Rondônia.
A preparação dos novos Promotores de Justiça incluiu também a prática em várias Promotorias de Justiça da Comarca de Porto Velho, visitação externa, a exemplo das instituições do Judiciário e unidades prisionais, assim como exercícios práticos de simulação de Júri.
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de