Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rios transbordam e desabrigam em Pimenta Bueno; Alerta máximo em Ji-Paraná



Chuvas fortes caíram durante a madrugada, tarde e noite deste sábado entre Vilhena e Pimenta Bueno elevando rapidamente o nível dos rios. Em Pimenta Bueno já há desalojados e desabrigados, segundo o Corpo de Bombeiros.

Daniel Panobianco - A situação é de alerta novamente em todo o centro-sul e região central de Rondônia. A chuva caiu com forte intensidade nas primeiras horas da madrugada e no final da tarde e inicio da noite deste sábado em uma extensa faixa, desde Jaru até Vilhena. Em Rolim de Moura, a chuva da madrugada provocou novamente a subida no nível do rio Anta Atirada inundando alguns pontos da região.

A situação é crítica em Pimenta Bueno, distante 517 km de Porto Velho, onde o nível dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno subiu quase 3 metros em questão de 12 horas. Diversos pontos do município estão debaixo d' água. Segundo informações do site 60Graus.com, a população de Pimenta Bueno já convive com uma enchente. Segundo a mesma fonte de notícias, o Corpo de Bombeiros da cidade efetuou a retirada 6 famílias residentes em áreas próximas ao rio Pimenta, que já estavam tomadas pela água, ainda no inicio da manhã deste sábado. Destas 6, 3 estão desabrigadas e estão recebendo auxilio das autoridades e outras 3 ficaram desalojadas e foram encaminhadas para a casa de parentes ou amigos.

Dados obtidos através do Corpo de Bombeiros local, que faz o monitoramento constante do nível dos rios, indicaram que o rio Barão de Melgaço estava com 6,55 metros e o rio Pimenta Bueno, com 9,15 metros, praticamente, 3 metros acima do nível considerado seguro.

A estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), apontou para um nível muito preocupante do rio Machado, na localidade do sítio Bela Vista, ainda em Pimenta Bueno. O nível, que às 2 horas era de 4,96 metros, às 21 horas saltou para 6,72 metros, ou seja, uma significativa elevação de 1,76 metros.

Toda essa água tem um único destino: Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná, esta última que foi duramente castigada pela enchente nos últimos 6 dias. O nível do rio Machado, que na noite de quarta-feira, atingiu 11,45 metros, baixou neste sábado para 10,87 metros, mesmo assim, ainda mantendo parte dos bairros mais atingidos alagados.

Ao todo, a enchente desabrigou mais de 80 pessoas em Ji-Paraná e 350 ficaram desalojadas. Cerca de 1500 residências ficaram debaixo d' água e 10500 pessoas foram afetadas pelas inundações nas zonas, rural e urbana do município.

Com a enchente nos rios Barão de Melgaço, Pimenta Bueno e Anta Atirada, a situação em Ji-Paraná pode passar de crítica a calamitosa em questão de horas. Toda a água que agora castiga Pimenta Bueno deve atingir Ji-Paraná até segunda-feira, tornando esta talvez, a maior enchente nas últimas décadas já registradas em Rondônia. As Defesas Civis de Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná já estão de alerta máximo, bem como o Corpo de Bombeiros.

Dados: 60Graus.com - Corpo de Bombeiros - ANA
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)