Segunda-feira, 29 de junho de 2015 - 11h59
Dos cincos comitês de Bacias Hidrográficas que serão implantados no estado de Rondônia, o da Zona da Mata – Rio Branco e Rio Colorado – é o mais adiantado no processo de instalação. Por isto, Rolim de Moura sediou o III Simpósio de Recursos Hídricos da Amazônia, realizado pelo governo do estado de Rondônia em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado (CBH-RBC-RO), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ecoporé e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), e o apoio do governo federal e prefeituras da Zona da Mata. Este evento reuniu centenas de pessoas dias 25 a 26 de junho, no auditório da Faculdade de Rolim de Moura – Farol.
No decorrer do Simpósio foram promovidas ações de capacitação do público relacionadas à gestão das águas no estado de Rondônia. A estratégia teve por finalidade orientar os participantes na formulação de propostas que incidam em políticas públicas nos âmbitos regional e estadual, as quais tendem a conservar e proteger a bacia hidrográfica.
As palestras foram proferidas por representantes da Agência Nacional de Águas – ANA, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Comitê da Bacia Hidrográfica de Macaé (RJ).
Além das palestras, foram divulgadas pesquisas científicas, projetos sociais e demais atividades que estão sendo desenvolvidas no estado, com reflexo direto nas águas superficiais ou subterrâneas, urbanas ou rurais. E, também, o lançamento de dois livros: Viveiro Cidadão – Manual de Recuperação Florestal de Áreas Degradadas na Zona da Mata Rondoniense e II Simpósio de Recursos Hídricos: Amazônia: Desafios e perspectivas para Gestão das Águas.
Segundo Tânia Regina Dias Silva, professora, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) e palestrante nesse Simpósio de Recursos Hídricos – Desafios e Perspectivas da implantação de Comitês de Bacias Hidrográficas, “esta foi uma oportunidade ímpar para que não só o Rondônia, mas todo o Brasil, reconheça a importância da conservação e preservação dos recursos hídricos, para a atual e gerações futuras”.
Fonte
Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo
Decom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab