Sexta-feira, 28 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ruas de Presidente Médici serão sinalizadas por meio de convênio com o Detran


 Gente de Opinião

Cruzamento da Rua Nova Brasília com a Avenida 7 de Setembro

Os dois cruzamentos mais perigosos de Presidente Médici serão bem sinalizados, após convênio firmado entre governo estadual (R$ 350 mil) e a prefeitura municipal (R$ 30 mil), para implantação de semáforos e demais sinalizações e, consequente, ordenamento do trânsito tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Outra proposta de convênio relaciona-se à redução da incidência de acidentes de trânsito, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), autarquia estadual e maior financiador da parceria.

Conforme as diretrizes do convênio, além dos semáforos, os cruzamentos onde os registros de desastres são os mais frequentes, de acordo com os dados estatísticos dos órgãos competentes, receberão as sinalizações verticais e horizontais – as faixas de pedestres e placas sinalizando os sentidos das vias.

O encontro da rua Nova Brasília com a avenida 7 de Setembro é um deles. Numa esquina está localizada uma instituição bancária e na outra a Escola Estadual 15 de Novembro. “O fluxo de veículos e pedestres por aqui é bastante alto e perigoso”, assinalou a prefeita Lurdinha do Sindicato, referindo-se ao movimento de veículos e pedestres nos horários bancário e escolar.

Outro cruzamento a ser sinalizado é o da rua Castelo Branco com a avenida Porto Velho. “A maior movimentação neste outro ponto é por conta da agência lotérica”, ressaltou a prefeita Lurdinha, que agradece ao governador Confúcio Moura por mais essa parceria em benefício da população.

“O Detran firma convênios com os municípios no sentido de promover a organização do trânsito e também o de reduzir os acidentes de trânsito. Estes investimentos refletem também na saúde pública”, entende o secretário executivo regional do governo, Romildo Pereira, ao acompanhar os serviços de implantação da sinalização semafórica em Presidente Médici.

O recurso do Detran destinado aos convênios com as prefeituras são independentes do repasse do Imposto de Veículo Automotivo (IPVA), que todo município tem direito e recebe regularmente todos os meses, segundo informam técnicos do órgão de trânsito estadual.
 


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tentativa de golpe na AROM: prefeitos articulam desestabilização da associação

Tentativa de golpe na AROM: prefeitos articulam desestabilização da associação

Nos últimos dias, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) tem sido palco de uma polêmica que ameaça desestabilizar sua governança. Um grupo de

Reunião entre Defesa Civil Municipal e MAB fortalece ações de assistência às comunidades atingidas pela cheia

Reunião entre Defesa Civil Municipal e MAB fortalece ações de assistência às comunidades atingidas pela cheia

Em reunião entre a Defesa Civil Municipal e a coordenação local do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), as instituições alinharam estratégias

Prefeitura alerta sobre riscos à saúde e prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho

Prefeitura alerta sobre riscos à saúde e prevenção de doenças decorrentes de alagações em Porto Velho

Devido às alagações causadas pela cheia do rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Mun

Praças revitalizadas passam a ser ponto de lazer para moradores de Porto Velho

Praças revitalizadas passam a ser ponto de lazer para moradores de Porto Velho

Além de ser um espaço público que embeleza e proporciona melhor estética aos centros urbanos no mundo inteiro, as praças estão associadas à natureza,

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de março de 2025 | Porto Velho (RO)