Sábado, 29 de setembro de 2007 - 13h35
Quatorze prefeitos e representantes da Região do Vale do Jamari reuniram-se nesta quinta-feira (27) no Centro de Referência, em Ariquemes, para discutir a implantação do Consórcio Público de Saneamento, previsto na Lei Federal 11.107/05. A iniciativa da formação desse consórcio partiu da Prefeitura de Ariquemes.
O Consórcio Público de Saneamento já existe em boa parte do País. Ariquemes é o primeiro município da Região Norte a introduzir em sua administração um projeto como esse, de relevância para o desenvolvimento de toda a região que congrega 14 municípios.
Para apresentar a novidade aos prefeitos, da chamada grande região de Ariquemes, estiveram presentes ao evento o coordenador do Programa de Cooperação Técnica da Funasa Fundação Nacional de Saúde Pedro Villar e o engenheiro da Coordenação Regional da Fundação, Petrônio Soares.
Para Pedro Villar Ariquemes está na frente das demais cidades do Norte, não é de graça. Aqui existe uma liderança política, Confúcio Moura. Ele conhece o potencial de toda a região. O Consórcio não vai favorecer apenas o município sede, mas, todos os quatorze envolvidos, explicou Villar.
O Consórcio consiste em capacitar quadro técnico, definir tarifas, colaborar no apoio de serviço jurídico, elaboração de projetos para os municípios, compartilhar os equipamentos adquiridos entre as cidades participantes, além de auxiliar no controle da qualidade da água, esgoto, drenagem e cuidados com o lixo.
Segundo coordenador do Programa, as vantagens do Consórcio são inúmeras, sendo que a principal é de conseguir maior investimento na área de saneamento. Ao invés de pedir recurso federal para beneficiar 80 mil habitantes, a região, liderada pelo Confúcio irá pedir por 300 mil pessoas. O que faz a diferença na hora de liberar esta verba, principalmente, quando se tem uma visão macro das coisas, como é o caso do Governo Federal em relação aos diversos municípios do Brasil, completou.
Fonte: Ascom
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab