Segunda-feira, 8 de março de 2010 - 15h10
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou na manhã da última sexta-feira (05), na sede da Regional de Jaru, uma reunião com os representantes dos órgãos responsáveis pela administração do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Jaru. O PAA é fruto de um convênio firmado entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Seas, o município de Jaru, por meio das secretarias do Trabalho e Ação Social (Semtas) e de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) e a Emater, executora do programa.
O objetivo do encontro foi reordenar o programa para definir quais as funções de cada entidade envolvida. O evento contou com a presença do coordenador Regional da Seas, Gutemberg Germano, da gerente da Seas - Regional Jaru, Lucimar Vasconcelos, coordenadora do PAA em Jaru, Sirlene Ferreira Brito Félix, extensionista social da Emater, da assessora especial do Governo, Carmem Gon e do secretário-adjunto da Semtas, Luiz Mourão, além dos demais funcionários da Seas de Jaru.
O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e a diversificação e comercialização dos produtos agrícolas e atender as necessidades sociais do município e as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e vem beneficiando centenas de famílias de baixa renda jaruenses.
Em Jaru o PAA distribui por semana cerca de 2.200 quilos de alimentos, como: abóbora, banana, mandioca, milho, quiabo, limão, caxi, além de ovos de galinha e outros e vem atendendo a 11 entidades: Associação dos Visitantes Voluntários (AVV), Associação Evangélica Beneficente Daniel Berg, Associação das Lavadeiras e Empregadas Domésticas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Instituto de Apoio à Mulher Rural (Iamur), Associação de Assistência e Recuperação das Vítimas do Álcool e das Drogas e às creches municipais Elza Fabris, Pequeno Príncipe, Professora Zenir de Carvalho e Tânia Barreto e à escola Tito Lourenço de Lima.
Porém, ficou decidido que haverá a inclusão de novas entidades, uma vez que, devido ao início do período eleitoral, a Justiça determinou que o prazo de encerramento das atividades do programa seja antecipado, passando de junho para abril, o que dobrará a quantidade de produtos adquiridos. Uma reunião também será realizada nos próximos dias onde serão selecionadas as entidades que tenham o perfil que atenda as exigências do PAA, podendo haver a substituição de algumas entidades, que poderão ser incluídas em outros programas.
A coordenadora do PAA disse que além da satisfação das entidades que estão sendo beneficiadas, os produtores estão felizes com o programa e já vêm buscando melhorar a sua produção e até investindo em agroindústrias.
Fone: Decom-Jaru/Flávio Afonso
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç