Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semed: IV Semana Pedagógica com palestra sobre bullyng


“Vamos formar um corrente bem forte pela educação”, pede a Promotora de Justiça Dra. Yara Travalon, Curadora da Infância, Juventude e Educação, nesta quarta-feira, 01, durante a cerimônia de abertura da IV Semana Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena. Que ainda destaca que todos são importantes para transformar a sociedade e todos devem agir como se estivessem agindo com os próprios filhos.

Com o tema “Contribuições para uma prática educacional transformadora”, o evento reúne mais de mil educadores para iniciar as atividades do ano letivo 2012. “Esta é a primeira formação continuada. O primeiro momento onde nossa equipe se reúne para discutir, aprender mais e refletir sobre educação”, destaca José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação.

Iniciada em 2009, a Semana Pedagógica inova e atende aos pedidos de oficinas e palestras feitas pelos próprios funcionários da rede municipal de ensino. “O principal objetivo é oferecer à todos os participantes momentos de reflexão a respeito de como a ação de cada um pode contribuir para a construção de novas práticas educacionais capazes de transformar o dia a dia da escola e, consequentemente, toda a sociedade”, enfatiza Edmar dos Santos Pereira, Secretário Adjunto de Educação.

O prefeito, José Luiz Rover, destaca que o educador tem a missão de aprender para ensinar. Que o compromisso é com a escola, com os pais, alunos, fazendo sempre o melhor pela educação do município. A diretora escolar Lysania Frisselli enfatiza que o compromisso do educador é com a vida.

Palestra

Gabriel Perissé prendeu a atenção de todos ao discorrer sobre “Conflito, violência e bullyng: causas e conseqüências”, mostrando que a causa de bullyng não está somente na escola. “Uma cidade precisa se tornar educadora. E isso acontece quando há educação no trânsito, na fila do banco, por exemplo”.

Pós-doutor em Filosofia e História da Educação, Perissé chamou os presentes para reflexão sobre suas ações particulares. “Todos influenciam a todos. Todos participam”. Ainda parabenizou a cidade de Vilhena, por ter escolhido discutir sobre violência antes do início das aulas. Destacou a presença do prefeito José Luiz Rover até o final da palestra e afirmou que Vilhena está no caminho certo. Para ele, o conhecimento traz a responsabilidade.

Para finalizar sua palestra e deixar uma reflexão aos educadores presentes, o professor disse: “A violência é a grande falta de valores, de compreensão, de amor”.

Ainda nesta quinta e sexta-feira continuam as oficinas voltadas aos professores, gestores, secretários escolares e equipe de apoio.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)