Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semed oferece curso gratuito de Libras


 
Iniciou nesta terça-feira, (14) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o curso intermediário de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com duração de três meses e com carga horária de 50 horas, o curso, tem como público alvo, preferencialmente, profissionais da educação que já atuam com alunos surdos, seja em sala regular ou salas de recursos.

Por fazer parte da formação continuada de professores, não há custos para os cursistas e é realizado em três fases: básico, intermediário e avançado. Desde 2005, a Semed, oferece curso de libras. Ao todo já foram ministrados seis cursos básicos e quatro intermediários.

Para um melhor entendimento a professora e intérprete Jusiany dos Santos afirma que a Libras é a língua natural da comunidade surda. Surgiu para facilitar a comunicação, e possui estrutura e gramática própria. “Nosso objetivo é viabilizar o aprendizado da Libras e oferecer uma língua a mais às pessoas e possibilitar, com isso, a inclusão dos portadores de surdez”, concluiu Jusiany.

Cerca de 40 professores estão matriculados no curso, que é ministrado às segundas-feiras, das 14h às 17h e 30 min e as quartas-feiras, das 8h às 11h e 30 min. O curso é gratuito e existem vagas disponíveis para familiares de deficientes auditivos.

História

A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silêncio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na educação dos surdos da nobreza. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil. Atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

Através da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a Libras foi reconhecida e regulamentada depois de mais de 20 anos, como meio legal de comunicação e expressão.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)