Terça-feira, 13 de maio de 2014 - 14h30
Começou hoje e vai até amanha a segunda edição do Seminário de Gestão para a Agricultura Família, com a temática: “Inovar para Continuar”. O evento acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) em Cacoal, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Aliança da Terra, Kanindé e STTR, conta com painéis, palestras e apresentação de trabalhos voltados para o público interessado em experiências sustentáveis na produção rural.
Segundo dados da Semagri, Cacoal conta com 70% de sua população formada por produtores rurais e em 2013 aconteceu o seminário com foco geral da agricultura e a demanda agora é a agricultura familiar. Dentre os temas a serem debatidos estão o Licenciamento e Atividades das organizações locais, Cadastro e Adequação Socioambiental e novas formas de aumento de produção.
“O foco é apresentar, dialogar e debater sobre boas práticas de manejo em diversas opções de produção em Cacoal, como o café clonal, piscicultura, pecuária de pequeno porte, cacau, hortifrutigranjeiros, agroecologia e agroindústria”, explica o Secretário Clarindo Rosa da Semagri. “O evento vem também para elaborar um plano de ação para a agricultura familiar de Cacoal”, completa.
A abertura do evento contou com o painel, “Boas Práticas na Agricultura Familiar”. Durante o dia a programação se estende e às 17 horas o painel que apresenta o Cenário Atual da Agricultura em Cacoal será abordado. O evento termina amanha, com a apresentação do tema “Eficiência na Produção e Licenciamento” e vai até o final da tarde com as conclusões dos debates.
“Queremos dar um destaque para as ações da Secretaria de Meio Ambiente com as ações e levantar a reflexão de uma melhoria de qualidade de vida por meio do desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente, o não uso de veneno e evitar o êxodo rural em conjunto com os parceiros que temos neste evento numa grande trabalho, que surgirá daqui”, comenta José Aparecido Limeira da Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), Emater, Embrapa, Coopercacoal, Central das Associações de Cacoal, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Reforma Agrária.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Cacoal
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n
Rodoviária de Porto Velho não será fechada, mas terá setores isolados
O Secretário de Obras e Pavimentação de Porto Velho, Geraldo Sena Filho, assegurou nesta manhã que a rodoviária da capital não será totalmente fecha