Sábado, 11 de junho de 2016 - 15h57
O Sebrae em Rondônia realizou na noite de quarta-feira (8 de junho), seminário sobre inovação para Agentes Locais de Inovação (ALI) e empresários de todo o estado que são atendidos pelo projeto, no auditório do IFRO, em Vilhena. O evento começou com a palestra do gerente adjunto do Sebrae Nacional Marcus Vinicius, que falou sobre inovação em momentos de crise; na sequência, houve um talk show com os empresários do laboratório Diomar; e, por fim, o neurocientista Denilson Skikako fez palestra sobre como inovar e ser um empreendedor criativo.
A grande atração da noite foi Denilson Skikako, neurocientista e idealizador da Fábrica de Criatividade, projeto social em que pessoas da comunidade aprendem sobre arte, sustentabilidade, teatro e música. "Acredito que o grande desafio atual é atender bem e aplicar inovação. Inovação não é somente ter ideia, porque ideia todo mundo tem, mas conseguir entender sua ideia e concretizá-la para fazer o resultado fluir. Acho que esse é maior desafio da inovação", explicou Skikako.
Ainda durante a palestra Skikako destacou como encarar e resolver um problema transformando-o em desafio e que criatividade leva empresários a vencer suas dificuldades. "Se eu brincar de quem quer resolver um problema 'põe o dedo aqui', ninguém vai querer, mas, se eu mudar e convocar quem quer resolver um desafio, algumas pessoas já vão se apresentar. Então, às vezes precisamos transformar problemas em desafios e, assim, buscar em conjunto soluções para a empresa", finalizou.
Para o empresário Diomar Hubner, o projeto ALI foi de extrema importância para seu negócio. "Vim falar sobre minha experiência e referendar o trabalho desenvolvido pelo projeto ALI, pois depois que ingressei no projeto tenho obtido bons resultados para minha empresa. Acredito que empresários devam procurar e implantar o ALI em suas empresas como forma de também desenvolver seus negócios", afirmou.
Já o gerente adjunto do Sebrae Nacional, Marcus Vinicius, aproveitou a oportunidade para destacar quanto é importante inovar em épocas de crise. "As empresas têm de inovar sempre. Em épocas de crise, como a que estamos vivendo, é mais importante ainda, principalmente entender que com pouco recurso e muita inovação é possível sobreviver em momentos como este. Contar com o apoio de profissional capacitado como o agente de local faz toda a diferença para colocar ideias inovadoras em prática", disse.
Marcus Vinícius também destacou os números do projeto no Brasil. "Só para se ter uma ideia, atendemos a mais de 50 mil empresas no país, com mais de 1.500 agentes. Em Rondônia temos mais de 1.200 empresas sendo atendidas", finalizou.
Segundo o coordenador estadual do projeto ALI Carlos Alberto Machado, o seminário foi satisfatório para a capacitação de agentes e empresários. "Foi positivo o seminário, pois pudemos capacitar, através de palestras e do talk show, os agentes locais de inovação e também os empresários que são atendidos pelo projeto", informou.
Para mais informações sobre essa ou outras soluções do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
Fonte: Mário Antônio Veronese
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç