Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário Rural encerra em Colorado do Oeste


 
Após três dias de agenda extensa, encerrou na sexta-feira (21/10) o seminário rural em Colorado do Oeste. O encontro foi uma realização do Sebrae e contou com o apoio do Governo do Estado de Rondônia. Durante os três dias, o público pôde assistir a doze palestras e sete oficinas que trataram sobre agricultura, bovinocultura e encerrou com oficinas focadas na piscicultura. O evento que começou na quarta-feira (19/10) contou com público médio de 150 presentes entre as palestras da manhã que iniciavam às 9h e aconteciam de hora em hora até as oficinas que eram realizadas durante a tarde.

“Gostei de todas as palestras, mas como trabalho com gado leiteiro, me interessei mais foi do manejo de pasto. Apreendi muito e vou já conseguir colocar algumas dicas que o professor nos deu em prática. O Sebrae está de parabéns pelo seminário, para nós que vivemos do que o campo produz tivemos a oportunidade de apreender em todas áreas”, afirmou o agricultor Diego dos Santos.

No primeiro dia o seminário tratou da bovinocultura com palestras como: sistema e tecnologia do Balde Cheio, manejo sanitário com foco na febre aftosa, fertilização in vitro. “Planejamos atender a cada dia uma demanda da região, trazendo palestras relacionadas com as atividades já desenvolvidas”, disse o analista técnico do Sebrae, Ronaldo Halseld.

No segundo dia o seminário abordou a agricultura com palestras sobre os sistemas de irrigação e implementos agrícolas, reforma e recuperação de pastagem e práticas sustentáveis no cultivo do café. “Apreendi muito sobre a cultura do café, acho importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Já fomos um grande produtor e temos que retomar a produção em Rondônia. Outro tema que é muito pertinente para nossa região foi o manejo do pasto, aqui temos muito a produção leiteira e também o gado de corte”, concluiu o estudante Ricardo Branco.

No terceiro dia as palestras abordaram a agricultura como o cultivo de citros e também horticultura e encerrou falando sobre piscicultura. “Tenho visto e muito em nossa região o crescimento das lâminas d’água em nossa região, mas percebo que alguns produtores ainda têm dificuldade no conhecimento técnico da alimentação e do cultivo dos peixes, e acredito que participou da palestra poderá auxiliar a desenvolver ainda mais a produção na nossa região”, disse a estudante Edineide da Silva Costa.

Além das palestras e oficinas especificas, o seminário contou com palestras dos agentes econômicos como Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Sicredi. Os bancos apresentaram em números o quanto essas instituições estão ao lado do produtor como forma de fomentar e desenvolver a produção do homem do campo. Segundo o gerente geral do Banco do Brasil em Colorado do Oeste, Manoel Francisco, o banco trabalha com taxas diferenciadas para o homem do campo e é na verdade um grande fomentador econômico da agricultura na região. “Trabalhamos com taxas muito baixas, através de programas como Pronaf. Por isso o produtor que queira aumentar sua produção procure uma agência bancária, conheça as linhas de crédito e utilize como forma de solidificar e expandir a sua produção”, finalizou.

Um dos diferenciais do seminário foi sempre trazer profissionais técnicos que souberam aliar a carga teórica ao conteúdo prático. “É uma agenda extensa, três dias de palestras e oficinas. Mas procuramos pensar nas palestras da manhã trazer profissionais que aliassem teoria e prática, bem como as oficinas da tarde. Acho que este foi o diferencial, para mantermos um número positivo de mais de 100 pessoas durante o dia todo e todos os dias”, disse Halseld.

O diretor técnico do Sebrae aproveita também para agradecer a adesão de todos os parceiros na realização do seminário. “Tenho que agradecer a todos os parceiros, principalmente ao Governo do Estado, à prefeitura municipal, ao Emater, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, à Associação de produtores rurais, ao sindicato rural, Embrapa, Idaron, Sedam, Ifro, Unir, Sicoob e Fiero. Todos foram importantes para o sucesso do seminário”, finalizou.

Para saber mais sobre as soluções do Sebrae para o seu negócio, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 08000 570 0800.

Fonte:
Mário Antônio Veronese

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)