Sexta-feira, 27 de outubro de 2017 - 11h40
Um foguete de garrafas PET, que é lançado a mais de 100 metros, com propulsão de reação química, é o projeto dos alunos Bernardo Roa da Silva, Higor Felipe Neumann Coelho e Yuri Gerhardt Suematsu, da escola Sesi-Senai Cacoal, que vai representar Rondônia na XIV Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que acontece terça-feira (31) até sexta (3) em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA, envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio, a Mobfog ocorre totalmente dentro da própria escola. Ao final da Mobfog todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
O diretor da região Sul Sesi-Senai-RO, Almir Gaspar Schenfeld ressalta que ao participar da mostra e da olimpíada, os alunos têm a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e o resultado do trabalho em equipe. “O Senai incentiva e apoia estas iniciativas, pois são ações que fortalecem o aprendizado, levando o aluno da teoria à prática”, disse.
Schenfeld destaca a atuação e apoio da equipe pedagógica responsável pelo acompanhamento das etapas do projeto e o empenho e dedicação dos alunos. “Nossa meta é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins e ao mesmo tempo promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, despertando na comunidade escolar conhecimentos na área das ciências e suas novas tecnologias, obtendo vocação pelo mundo científico por meio de observações e atividades práticas desenvolvidas durante o processo de execução do projeto”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Educação da unidade, Rosiani Módolo o objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, aeronáutica, ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.
“Os alunos estão entusiasmados e motivados e se empenharam em construir um foguete que realmente superasse suas expectativas como jovens cientistas trabalhando nas primeiras experiências. Para nós é gratificante e para eles, sem dúvida, um incentivo para adquirir ainda mais conhecimentos”, comentou Rosiani.
Para o superintendente Sesi-IEL-RO e diretor regional Senai-RO, Valério Duarte participação do Sesi-Senai Rondônia neste evento nacional demonstra mais uma vez a qualidade de ensino e dos profissionais docentes, que têm incentivado os alunos às mais variadas formas de conhecimento. “A participação dos alunos de Cacoal é motivo de orgulho e desejamos sucesso aos nossos representantes”, disse.
Acompanhados da gerente da unidade do Sesi/Senai de Cacoal, Jocilene Ribeiro; da coordenadora de Educação, Rosiani Módolo, e da professora de física e ciências aplicadas, Inayara Bortoleto, os alunos apresentaram o projeto à prefeita Glaucione Rodrigues, que os recebeu em seu gabinete.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero
Carlos Araújo
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem