Sexta-feira, 27 de outubro de 2017 - 11h40
Um foguete de garrafas PET, que é lançado a mais de 100 metros, com propulsão de reação química, é o projeto dos alunos Bernardo Roa da Silva, Higor Felipe Neumann Coelho e Yuri Gerhardt Suematsu, da escola Sesi-Senai Cacoal, que vai representar Rondônia na XIV Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que acontece terça-feira (31) até sexta (3) em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA, envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio, a Mobfog ocorre totalmente dentro da própria escola. Ao final da Mobfog todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
O diretor da região Sul Sesi-Senai-RO, Almir Gaspar Schenfeld ressalta que ao participar da mostra e da olimpíada, os alunos têm a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e o resultado do trabalho em equipe. “O Senai incentiva e apoia estas iniciativas, pois são ações que fortalecem o aprendizado, levando o aluno da teoria à prática”, disse.
Schenfeld destaca a atuação e apoio da equipe pedagógica responsável pelo acompanhamento das etapas do projeto e o empenho e dedicação dos alunos. “Nossa meta é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins e ao mesmo tempo promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, despertando na comunidade escolar conhecimentos na área das ciências e suas novas tecnologias, obtendo vocação pelo mundo científico por meio de observações e atividades práticas desenvolvidas durante o processo de execução do projeto”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Educação da unidade, Rosiani Módolo o objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, aeronáutica, ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.
“Os alunos estão entusiasmados e motivados e se empenharam em construir um foguete que realmente superasse suas expectativas como jovens cientistas trabalhando nas primeiras experiências. Para nós é gratificante e para eles, sem dúvida, um incentivo para adquirir ainda mais conhecimentos”, comentou Rosiani.
Para o superintendente Sesi-IEL-RO e diretor regional Senai-RO, Valério Duarte participação do Sesi-Senai Rondônia neste evento nacional demonstra mais uma vez a qualidade de ensino e dos profissionais docentes, que têm incentivado os alunos às mais variadas formas de conhecimento. “A participação dos alunos de Cacoal é motivo de orgulho e desejamos sucesso aos nossos representantes”, disse.
Acompanhados da gerente da unidade do Sesi/Senai de Cacoal, Jocilene Ribeiro; da coordenadora de Educação, Rosiani Módolo, e da professora de física e ciências aplicadas, Inayara Bortoleto, os alunos apresentaram o projeto à prefeita Glaucione Rodrigues, que os recebeu em seu gabinete.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero
Carlos Araújo
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de