Sexta-feira, 7 de janeiro de 2022 - 14h25
Há mais de 20 anos, Antônio Dourado, 47 anos, mantém um pequeno negócio na avenida Guaporé, próximo ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). O vendedor é um entre tantos moradores prejudicados pelos ataques de vândalos ao sistema de iluminação pública de Porto Velho.
“Quando a noite chega, no momento da saída, o cenário já é de escuridão. A gente percebe que o vandalismo também expulsou alguns moradores que fazem caminhadas, por medo de atos criminosos”, explica.
O mais recente ataque ao patrimônio público também tem interferido no lucro do vendedor. É que com a iluminação suspensa, ele precisa fechar as vendas mais cedo, além de temer pela vida dos clientes. “A falta de iluminação é perigosa também aos motoristas e para os funcionários do hospital que precisam deixar o estacionamento e pegar a Guaporé”, acrescenta.
O ato criminoso resultou em cerca de 800 metros de fios elétricos furtados ao longo da avenida Guaporé, no trecho entre a rua da Beira e avenida Rio de Janeiro.
Antônio Dourado é morador e relata prejuízosdPor determinação do prefeito Hildon Chaves, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) acionou imediatamente a equipe responsável pela iluminação pública da cidade que, por sua vez, montou uma estratégia para corrigir o problema o quanto antes.
“Lamentamos e destacamos que vários locais já foram alvos desse tipo de ato criminoso, que está causando prejuízos aos cofres públicos, atrasando a programação de atendimento das ordens de serviços desta empresa, que são as demandas pontuadas pelos moradores, além de causar insegurança a quem precisa transitar pelas vias afetadas”, explica o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.
Somente no ano de 2021, o prejuízo aos cofres da Prefeitura com furtos de fios do sistema de iluminação pública foi da ordem de R$ 600 mil. “Pedimos a colaboração dos munícipes para que denunciem essa prática criminosa ligando imediatamente para o 190”, solicita Beltrame.
OUTROS ATAQUES
Os criminosos também danificaram a rede de iluminação pública das avenidas Campos Sales e Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, mais conhecida como Estrada da Penal, em torno de 500 metros de fiação em cada uma dessas vias públicas.
Emdur montou estratégia para restabelecer o serviçoNa Campos Sales, a Emdur já conseguiu acionar novamente os 22 pontos de luz que foram prejudicados, no trecho entre a BR-364 e a rua Netuno. Na Estrada da Penal, outros 30 pontos foram afetados e para restabelecer o serviço será preciso reconstruir toda rede elétrica danificada.
Os atos de vandalismo também já afetaram a Estrada Treze de Setembro (Estrada dos Japoneses) e Estrada de Santo Antônio, além de espaços públicos como praças, centros de atividades desportivas, Skate Park, viadutos e quadras de esporte, entre outros.
INSEGURANÇA
Engenheira eletricista e gerente de iluminação pública da Emdur, Gabriela Castro, explica que, na Estrada da Penal, o furto afetou todos os pontos de iluminação da via de acesso para vários condomínios, onde o fluxo de veículos e de pessoas é intenso, o que gera ainda mais segurança para a comunidade.
Além disso, ela explica que a Emdur pode levar até quatro dias para restabelecer a iluminação pública nos pontos afetados. “A equipe precisa fazer o levantamento do tamanho do prejuízo, do material necessário para que o sistema volte a funcionar, fazer a reposição e instalação da fiação e de todos os pontos de luz danificados”, comentou.
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem