Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Situação da Caixa em Ariquemes é de calamidade


A situação de caos instalada na agência da Caixa Econômica Federal de Ariquemes chegou a um nível tão preocupante que provocou reação de todos os 24 deputados estaduais que, na semana passada, enviaram o ofício 0011/GDAF/2013 à Superintendência da Caixa no Estado pedindo a abertura urgente de mais uma agência naquele município.

A agência, que foi fechada há alguns dias por funcionários e dirigentes sindicais em forma de protesto, atende a população de Ariquemes e de todo o Vale do Jamari, formado ainda por municípios como Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim e Alto Paraíso, o que forma uma população estimada em 380 mil habitantes.

O manifesto dos trabalhadores rendeu o apoio de todos os vereadores da Câmara de Ariquemes e também do deputado estadual Adelino Follador (DEM), representante daquele município.

“A agência é muito antiga. Desde a sua inauguração a população de Ariquemes aumentou muito e vários municípios no seu entorno foram criados, o que aumentou a demanda por serviços da Caixa, tanto na quantidade, com muito mais clientes; quanto em complexidade, para o atendimento de várias prefeituras que requer um atendimento diferenciado, em função dos convênios com o Governo Federal. Tal situação não permite aumentar o número de funcionários, de guichês de caixa e mesas de atendimento, pois não há espaço físico para isso. A situação é tão grave que muitas vezes os clientes precisam aguardar sua vez do lado de fora para serem atendidos, já que o espaço interno não comporta tanta gente”, descreveu o secretário geral do SEEB/RO, Euryale Brasil, funcionário da Caixa.

O SEEB denúncia ainda que a Superintendência Regional da CEF não cumpriu uma promessa que garantia a abertura de mais uma agência em Ariquemes, meta que estava dentro do Plano de Expansão de unidades feito em 2012. Negociações foram realizadas para a locação de um móvel, mas nada foi acordado porque alegam valor do aluguel muito alto. No entanto, o mesmo imóvel atualmente está alugado para a Defensoria Pública.

“Ora, se o aluguel era muito alto para a Caixa Econômica, como é que a Defensoria conseguiu alugar? Porque não se buscou outra alternativa”, questiona o sindicalista.

Outros problemas existentes na agência são os banheiros e sistema hidráulico danificados; apenas oito caixas eletrônicos funcionando no local, funcionários cumprindo jornadas superiores a 10 horas diárias e o adoecimento frequente de empregados, fruto da pressão para comprimento de metas desumanas.

A Superintendência da Caixa, através do ofício 078/RO, de 25/03/2013 anuncia uma série de "providências" para sanar os problemas, entretanto, são todas medidas paliativas e estão muito distantes de representar uma solução definitiva, já que o problema maior é o de espaço físico que não comporta o número de clientes e usuários, não permite a instalação de novos terminais de caixas e mesas para atendimento e nem mesmo aumentar o número de funcionários.

“A única solução é a abertura imediata de mais uma agência, posição agora referendada por todos os deputados estaduais de Rondônia”, avaliou o presidente do Sindicato, José Pinheiro.

FONTE: RONDINELI GONZALEZ 
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

Porto Velho implementa lei para garantir inclusão de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente profissional

A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)