Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 11h05
A vereadora Solange Pereira (PMDB) encaminhou oficio ao Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Mulher e ao delegado regional de saúde Ivo da Sucam, solicitando para Ji-Paraná a implantação de uma Central de Frios para o armazenamento adequado de vacinas para atender a demanda da Região Central.
A vereadora esclareceu que já existe o posicionamento do Ministério da Saúde de liberar recursos para esta finalidade e, que seria fundamental que o centro de distribuição e armazenamento ficasse em Ji-Paraná, devido a boa estrutura de saúde e por uma questão geográfica.
Na semana passada a vereadora esteve reunida com o médico Belgrano Cavalcante e com técnicos da Agevisa, onde lhe foi relatada as dificultadas enfrentadas para a distribuição das vacinas na região.
Solange informou que hoje o transporte das vacinas acontece de forma arcaica, ainda sendo feita de carro e em caixas de isopor e, por isso, a implantação da central de frios em Ji-Paraná iria otimizar os serviços e garantir a qualidade das vacinas tanto de animais, como humanas em um armazenamento dentro dos padrões de temperatura exigidos pela Agevisa.
Devido a forma como é feito o transporte, há sempre o risco iminente de os lotes de vacina chegarem ao local sem a garantia imunológica. “Já houve registro na Região de perda de grande quantidade de vacinas por falta de local e transporte adequado”, ressalva.
A vereadora esclareceu que a Unidade de Refrigeração a ser implantada na Região, segue as normas da Agência Nacional de Saúde, com a conservação das vacinas realizada através de um sistema denominado rede de frio que inclui o armazenamento, o transporte, a manipulação das vacinas e as condições de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é aplicada.
“Todo esse processo faz parte de uma gama de exigências da Agencia Nacional de Saúde, mas que devido a falta de estrutura não estão sendo cumpridas nos municípios da Região”, informou.
Fonte: Ascom
24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!
Uma história marcada por avanços, desenvolvimento e conquistas que contribuem para o crescimento de Rondônia. Parabéns a todos os portovelhenses,
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo