Terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 20h09
Foi encerrado nesta terça-feira (8) o Fórum de Atualização Administrativa do polo de Ariquemes, com um saldo positivo de mais de 200 pessoas capacitadas, entre gestores, legisladores e técnicos municipais. O Fórum fez parte da programação de inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado em Ariquemes.
Promovido pelo TCE, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, em parceria com a Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes (Faema), que cedeu suas dependências para o treinamento, e a Prefeitura de Ariquemes, o evento foi composto por sete oficinas com temas relativos à administração pública.
Com uma carga horária total de 8 horas/aula, o Fórum foi realizado pela manhã e à tarde, com ensinamentos práticos e teóricos ministrados pelos auditores do TCE, Omar Pires Dias (Gestão Fiscal e Orçamento) e Francisco Júnior Ferreira da Silva (Tomada de Contas Especial), e pelos técnicos Adriel Reis (Atos de Pessoal), Domingos Caldeira e Paulo César Malumbre (Acessibilidade e Auditoria de Qualidade em Obras Públicas), Flávio Cioffi Júnior (Licitação), Laércio Fernando Santos (Gestão Pública) e Manoel Neto (Meio Ambiente).
De acordo com o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, ações como o Fórum de Atualização, que são destinadas à orientação prévia e qualificação dos servidores, compõem a função pedagógica do TCE e representam um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade da administração pública dos municípios.
EXPECTATIVA
Ao final do Fórum, os participantes destacaram a oportunidade de aprendizado oferecida pelo TCE. “Temos nossas dificuldades no trabalho do dia a dia na Câmara, e a oficina que participei, que foi de Gestão Pública, serviu para que esclarecesse diversos pontos nos quais sempre tenho dúvida”, disse a servidora do Legislativo de Theobroma, Silma Arquelei da Silva.
Servidores do município de Machadinho, Valdirene da Silva, que trabalha na Prefeitura, e Iatson Portes, lotado na Secretaria de Meio Ambiente, falaram sobre as dificuldades de deslocamento até a Capital para cursos, o que está sendo superado pela ação mais próxima do TCE ao inaugurar sua regional no Vale do Jamari.
“Essas oficinas e, obviamente, a regional que o Tribunal está abrindo em Ariquemes são muito importantes para a melhoria da qualidade do nosso serviço, porque os servidores poderão aprender muito mais devido à facilidade de vir até Ariquemes, que é bem mais perto de Machadinho do que Porto Velho”, disse Valdirene.
Já Iatson ressaltou o nível dos instrutores, além do aprofundamento dos assuntos durante os cursos. “No meu caso, pude entender o norte que o Tribunal está nos dando para trabalhar dentro da legalidade e não cometer erros ou falhas”.
Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (Cisan) Central, que reúne 14 municípios do Vale do Jamari, Bruno São Pedro participou da oficina sobre Meio Ambiente e considerou o aprendizado de suma importância para sua formação. “Como é um tema relativamente novo, o técnico do Tribunal nos deixou à vontade para tirarmos dúvidas e, futuramente, não termos problemas nessa área no âmbito municipal”, concluiu.
Fonte: TCE
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi