Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE define relatorias das contas de poderes e órgãos estaduais e de 9 municípios de RO


TCE define relatorias das contas de poderes e órgãos estaduais e de 9 municípios de RO  - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas do Estado publicou em seu Diário Oficial eletrônico (DOe), edição nº 1780, que circula nesta sexta-feira (28), a lista final das relatorias das contas do Governador do Estado, dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do próprio TCE, assim como de outros entes da administração estadual e de nove municípios rondonienses.

A definição dos relatores, que é feita por meio de sorteio, e a divulgação do resultado antes do início do próximo exercício contribuem para a lisura da análise processual, sendo também uma demonstração de transparência do TCE, já que permite aos gestores públicos e à sociedade saber, antecipadamente, quem presidirá a instrução dos processos de cada órgão e instituição estadual fiscalizada pelo Tribunal. 

À exceção do conselheiro presidente, que é encarregado de dirigir toda a Corte, todos os conselheiros participaram do sorteio, cujo formato buscou assegurar equilíbrio na distribuição de matérias aos relatores, permitindo que eles tenham uma visão mais ampla das situações orçamentária, financeira, patrimonial e dos resultados alcançados pelos diversos órgãos, instituições e entidades que integram a administração pública rondoniense. 

RELATORES 

Desse modo ficou definido que as contas do exercício 2019 do Governador do Estado, incluindo as Secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e de Finanças (Sefin), serão relatadas pelo conselheiro Benedito Antônio Alves. 

Já as relatorias das contas do Poder Legislativo, do Ministério Público e da Defensoria Pública serão para o biênio 2019/2020. A Assembleia terá suas contas relatadas pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza; o MP-RO e seu Fundo de Desenvolvimento (FDI-MP), pelo conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra; enquanto a Defensoria e o Fundo Especial (FDPE), pelo conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello. 

Foram prorrogadas as relatorias das contas do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas. Assim, no exercício 2019, o TJ-RO, incluindo o Fundo Judiciário (Fuju), continuará sob a relatoria do conselheiro Benedito Alves, enquanto o TCE e o Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) seguem sob a relatoria do conselheiro Paulo Curi Neto. 

Alguns entes da administração estadual direta e indireta, como secretarias, fundos, institutos, empresas públicas, agências, fundações, superintendências, departamentos, unidades de saúde e de segurança pública, Controladoria Geral e Procuradoria-Geral foram distribuídos em seis grupos, com cada um deles tendo um conselheiro relator para o quadriênio 2019/2022. 

LISTAS SUPLEMENTARES 

Houve ainda o acréscimo de listas suplementares envolvendo nove municípios e 16 entes pertencentes à administração estadual direta ou indireta, os quais, no biênio 2019/2020 (municípios) e no quadriênio 2019/2022 (entes estaduais), estarão sob a relatoria dos conselheiros-substitutos Omar Pires Dias, Francisco Júnior Ferreira da Silva e Erivan Oliveira da Silva, conforme sorteio realizado pela Corte de Contas.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)