Segunda-feira, 7 de maio de 2018 - 20h10
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), durante sessão plenária, emitiu parecer prévio pela reprovação das contas do município de Seringueiras, relativamente ao exercício de 2016.
Um dos motivos da reprovação das contas municipais foi o aumento das despesas com pessoal nos últimos 180 dias de mandato do prefeito, o que não é permitido pela lei de responsabilidade fiscal (art. 21, parágrafo único, LC n.101/2000).
Além disso, ocorreram ainda um total de nove itens de infringências referentes a aspectos contábeis, orçamentários, fiscais, legais e de transparência, entre os quais, destacam-se: divergências contábeis em relação à prestação de contas; não atendimento aos requisitos de instrumentos de planejamento como PPA, LDO e LOA; e também de disposições referentes aos princípios da legalidade e da transparência pública.
LIMITES
De acordo com o parecer prévio do TCE-RO, as contas municipais de Seringueiras apresentaram uma receita efetivamente arrecadada no montante de R$34.073.764,39. Desse total, 51,21% foram gastos com pessoal, portanto, dentro do limite permitido pela LRF, que é de 54%.
Com referência aos limites constitucionais, a Prefeitura de Seringueiras, ao longo do exercício 2016, aplicou na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino o percentual de 30,48% da receita e o equivalente a 27,02% em ações e serviços públicos de saúde. Nesses casos o mínimo legal exigido para aplicação é de 25% e 15%, respectivamente.
Também cumpriu o Poder Executivo do município de Seringueiras as disposições constitucionais no que tange aos repasses ao Legislativo municipal, dentro do limite de 7% do somatório da receita tributária e das transferências.
A prestação de contas compõe o Processo nº 1591/17, disponível pelo sistema “Consulta Processual” (acesse neste endereço). Para tanto, basta preencher o número do processo e o código de segurança, clicar em procurar, acionar o ícone “lupa” e selecionar a aba “Arquivos eletrônicos”.
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de