Segunda-feira, 29 de novembro de 2010 - 13h19
A prefeitura de Porto Velho levou neste domingo, 28, mais uma edição da Tenda da Cidadania para os moradores do interior do município. Desta vez foi prestigiada a comunidade de Rio Pardo, distante cerca de 150 quilômetros da capital, sentido distrito de Jacy-Paraná. O prefeito Roberto Sobrinho participou do evento acompanhado da primeira dama, Lucilene Peixoto, que é a idealizadora e coordenadora da Tenda da Cidadania. Centenas de moradores e dezenas de famílias de Rio Pardo já nas primeiras horas do dia compareceram ao evento atendendo ao convite da prefeitura. A Tenda da Cidadania foi armada na sede da única Escola da localidade e os serviços levados pela prefeitura foram distribuídos pelas dependências do prédio. Para que os atendimentos fossem o mais perfeito possível, desde a última sexta-feira, 26, diversas equipes de várias secretarias e do gabinete começaram a trabalhar na preparação da Escola para receber as famílias. “É um prazer retornar aqui para Rio Pardo e trazer junto com a Lena este importante evento para diminuir um pouco mais o sofrimento desta região. Apesar da chuva, do inverno, a prefeitura está presente, a Lena disse que não iria deixar de atender esta comunidade por causa de chuva e do mal tempo e o que era um plano agora é realidade, pois é assim que trabalhamos, para todos e todas em todos os lugares” disse o prefeito na abertura do evento.
A primeira Dama destacou o empenho do prefeito para levar as ações aos municípios como um todo, “tenho também que destacar como estamos sendo bem tratados aqui, e com certeza vamos voltar mais vezes, inclusive quero anunciar desde já, que o meu companheiro o prefeito Roberto Sobrinho, autorizou os atendimentos de clínica geral e optometria, para que continuem, além da Tenda, devido à demanda. E para isto, em breve vocês receberão uma nova visita destes profissionais para que todos que precisam destes serviços sejam atendidos. Aproveitem tudo ao máximo, pois é para vocês”, comentou Lucilene Peixoto.
Serviços e atendimento
Várias secretarias foram mobilizadas para atender direta e indiretamente esta edição da Tenda da Cidadania, no local estiveram presentes as secretarias de Saúde (Semusa), de Assistência Social (Semas), de Transporte e Trânsito (Semtran), de Agricultura e Abastecimento (Semagric), de Obras (Semob), o Departamento de Assunto do Interior (DAI), as coordenadorias de Juventude e das Mulheres, o Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), a Junta Militar e o Gabinete do Prefeito, com a presença da chefe de gabinete, Miriam Saldaña.
O público se organizou em filas para os atendimentos de clínica geral através de triagem de saúde; de opmetria, que é o exame feito por especialistas da visão, conhecidos por “óptico optometristas”, que atenderam através de exames objetivos e subjetivos às crianças e adultos, e neste caso, a prefeitura também forneceu os óculos; aplicação de vacinas em crianças e adultos, inclusive o prefeito vacinou contra a poliomielite o pequeno Daniel, de apenas cinco meses de idade, que foi levado pela própria mãe, Cristiane Bel Zetinn; também foram disponibilizados serviços de fotocópias; fotografias instantâneas 3x4 para a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); o alistamento militar através da Junta Militar, que tem o prefeito como presidente e por isto assina os documentos deste serviço, como aconteceu no caso do senhor Agenor Ambelino da Rocha, 65, que pela primeira vez se cadastrou no serviço militar e recebeu o documento de Declaração de Desobrigado, que é garantido às pessoas com mais de 45 anos de idade. Também foram oferecidos atendimentos de prevenção à violência contra a mulher; cadastro no Bolsa Família do Governo Federal; emissão da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS); cortes de cabelo; lanches e na área de lazer foram instaladas mesas de ping pong, pimbolim, jogos de damas, de basquete, futebol, bambolês e aulas de pintura de hip hop e pintura na pela das crianças, entre outros.
Avanços e Nova Escola
Roberto Sobrinho ouviu atentamente vários moradores, encaminhou muitos assuntos para que fossem solucionados naquele momento, outros foram agendados para que fossem resolvidos na capital. Sobre as visitas anteriores que fez à localidade o prefeito lembrou que, “na última vez traçamos algumas diretrizes e definimos ações de serviços públicos e fico satisfeito em ver que a maioria está sendo executada, infelizmente nem tudo sai como desejamos, temos que levar em conta a distância, a dificuldade de acesso, e também o momento especial que esta região está passando, já que está em processo de regularização das terras junto à União. Mas independente das terras aqui estarem ou não em processo de transição do poder Federal para o Estadual, temos que estar presentes como a prefeitura municipal, atendendo às reivindicações e necessidades básicas de vocês e vamos manter este contato sempre. Aproveito para destacar que além das aulas de ensino fundamental e médio, do transporte escolar, dos uniformes e da merenda que já disponibilizamos, quero anunciar que em 2011 vou construir uma nova Escola aqui, no lugar desta, vamos acompanhar ainda mais de perto a regularização fundiária desta região, e assim que for concluída vamos iniciar o processo de construção da nova Escola. Também vamos trazer o Programa de Saúde Familiar, o PSF, como é mais conhecido e rever junto com a Semed, questões como a situação do transporte escolar e o aumento de números de vagas já para o próximo ano”, destacou o prefeito.
Estiveram presentes o vereador Jurandir Bengala representando a Câmara Municipal de Porto Velho, a vereadora e deputada estadual eleita, Epifânia Barbosa, vários secretários e secretárias municipais e representantes das comunidades daquela região.
Fonte: Fabrícius Bariani
Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré
A história de Porto Velho é tão impressionante que se confunde com a lenda do “velho Pimentel”, que seria um lenhador. Esse personagem cortava lenha p
Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga
Na primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo de Previdência do IPAM – Instituto de Previdência e Assistência Médica do Servidor do Municíp
24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!
Uma história marcada por avanços, desenvolvimento e conquistas que contribuem para o crescimento de Rondônia. Parabéns a todos os portovelhenses,
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con