Mais uma edição de sucesso do projeto Pequeno Cidadão foi realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná, pelo Juizado da Infância e Juventude da comarca de Ji-Paraná, Sob a coordenação da Juíza de Direito Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro.
O Projeto busca proporcionar aos jovens um acréscimo no seu conhecimento para sua ressocialização. Atualmente atende os adolescentes internados no Case, as crianças e adolescentes acolhidos na Instituição de Acolhimento Adélia Francisca Santana e no Caif.
A ideia é levar a eles palestras motivacionais, práticas esportivas e desportivas, dentre outras atividades. Foi o que aconteceu denta vez. O médico neurologista Jorge Trubian, ministrou palestra “Sonhe grande, mude seu destino”. Apresentou aos adolescentes uma história de autossuperação, repleta de fatos que marcaram sua infância e fizeram com que ele pudesse alcançar seus ideais, perdoar seus pais e ser quem é hoje.
Nesta edição, o diferencial foi a música ao vivo nos intervalos das palestras. A Médica Cardiologista Lais Persona, cantou e encantou ao som das músicas “Campeão”, “Trem bala”, “Como é grande o meu amor por você” e “Como Zaqueu”, acompanhado do violinista Rafael Fontenele e o pianista Elielson Nardi.
Ainda para os adolescentes, outra palestra foi ministrada pelo preletor Paulo Henrique Gonçalves Lima, com o tema “Meus pais, caminho do sucesso”. Já para os pais e responsáveis, a preletora Inês Regina Gonçalves Lima levou a mensagem com o tema “Meus filhos, imagem e semelhança de Deus”. Em seguida, a Defensora Pública Lívia Carvalho Cantadori Iglecias transmitiu aos pais os direitos dos Adolescentes e como funciona a medida socioeducativa.
Além das músicas, outra novidade marcou o evento, a realização do 1º Triathlon do Pequeno Cidadão, organizado pelo professor Luiz Fernando Vieira, da polícia militar, com o auxílio do Ciclista Marcelo Dutra e o do professor de natação Ricardo da Costa. “O esporte muda a vida das pessoas. Vi esperança nos olhos dos que estavam participando da competição. A prática esportiva na vida dos meninos que se encontram em situação de privação de liberdade é de suma importância, para terem atividade durante o longo tempo ocioso que possuem” observou Vieira.
Concomitantemente à realização do evento, foram realizadas audiências com cada adolescente, bem como, tomada providências quanto aos últimos acontecimentos ocorridos no Case.
Para a realização do Triathlon, o Juizado da Infância e Juventude de Ji-Paraná contou com a colaboração das lojas: 3 Irmãos, Casa da Sogra, Epa Encadernações, Hering (HNG) e Lojas Royal, com a doação de tênis, camisetas e confecções de medalhas, o que oportunamente agradece pela boa ação praticada.
A próxima edição está prevista para acontecer no dia 01 de dezembro deste ano.
Fonte: Ascom TJRO