Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Usina dará mais autonomia à Prefeitura de Ji-Paraná



Os serviços de recapeamento, recuperação e asfaltamento na cidade de Ji-Paraná irão ganhar mais agilidade e serão executados com menores custos. O município passou a contar com uma usina de asfalto com capacidade de produção de 400 toneladas a cada 10 horas de trabalho. Além da usina, a prefeitura também investiu em máquinas e equipamentos para reestruturar a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o que possibilitará maior independência nas ações da administração pública.

Ao longo de três anos, segundo informou o prefeito Jesualdo Pires na solenidade de inauguração da Usina, foram adquiridos 18 caminhões, 02 pás carregadeiras, 07 tratores, 02 Patrol, 02 varredouras, 02 retroescavadeiras, 01 caminhão muque, 01 caminhão pra troca de iluminação, 01 mini carregadeira hidráulica, 02 melosas, 01 vibro acabadora e 01 Esparregedor rebocável.

Conforme expôs o prefeito, os esforços da administração agora irão se voltar para busca de recursos para serem destinados a compra de insumos como brita, emulsão, Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e outros materiais necessários para a fabricação de asfalto.

“Não será como num passe de mágica. Essa usina não irá resolverá todos nossos problemas. Ji-Paraná não será toda asfaltada da noite para o dia. Temos aproximadamente 500 quilômetros de vias sem pavimentação e temos um monte de vias que precisam de recuperação. Hoje nós temos todos os equipamentos necessários para produzir asfalto, mas precisamos de recursos e dos insumos. Ainda temos muito para conquistar”, ressaltou Jesualdo.

O vice-prefeito Marcito Pinto ressaltou que todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da municipalidade, onde somente a usina e a vibro acabadora, chegam a cifra de aproximadamente R$ 1,2 milhão. “Agora nossa missão é conseguir verbas. Estamos avançando e vamos precisar ainda mais de nossos parceiros”, disse Marcito.

Já o Senador da República, Acir Gurgacz (PDT), enalteceu a capacidade administrativa dos gestores municipais. “Grande parte dos municípios estão com dificuldades até para pagar seus servidores e Ji-Paraná, devido a capacidade gerencial do prefeito e do vice, tem conseguido cumprir suas obrigações salariais e ainda fazer investimentos”, ressaltou o Senador.

Presente a solenidade, o deputado Airton Gurgacz (PDT) anunciou uma emenda de sua autoria no valor de R$ 1 milhão. “Esses recursos deverão ser empenhados em breve e serão destinados a um projeto de recapeamento para ruas antigas de Ji-Paraná”, concluiu o deputado.

Usina de CBUQ -A usina irá atender projetos estratégicos recapeamento e serviços de manutenção das ruas pavimentadas e pavimentação. Para o funcionamento da usina, oito servidores da secretaria de obras foram capacitados, além dos servidores das equipes de recuperação de vias.  Segundo o secretário municipal de obras, Waldeci Gonçalves, as equipes da Semosp darão prioridade aos serviços de manutenção e recapeamento de vias. As ruas sem pavimento precisam de um planejamento maior, devido a outras infraestruturas que são necessárias, como drenagens, construção de bueiros e galerias.  “Sabemos que a população tem pressa nesses serviços, mas temos que ter paciência. Nos últimos anos Ji-Paraná recebeu pavimentação em várias ruas. Temos quase 50 quilômetros de asfalto sendo executados em parceria com o Governo do Estado, além de quase 15 quilômetros de blocos e asfalto sendo realizados pela prefeitura por meio de emendas parlamentares”, ponderou Waldeci.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho

Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho

Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13

Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia

Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)

"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho

"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho

O prefeito​ de Porto Velho, Léo Moraes​, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)