Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vacinação Contra Raiva Animal começa na próxima semana


Vacinação Contra Raiva Animal começa na próxima semana - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciará no próximo dia 14 de agosto a Campanha Nacional Contra Raiva Animal. A expectativa é vacinar aproximadamente 28 mil cães e gatos na área urbana e rural do município.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, as equipes iniciarão a campanha nas aldeias indígenas com apoio da Casa de Saúde Indígena (Casai). Até o dia 16 de agosto, os cães e gatos das aldeias Igarapé, Pedro, Lourdes, Cinco Irmãos, Icolén e Iterap estarão vacinados.

A próxima etapa será a imunização dos animais dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, nos dias 21 a 23 de agosto. As equipes seguem para a área rural no dia 29 de agosto onde visitarão todas as casas dos setores rurais do município: Gleba G, 200, Riachuelo e Itapirema.

“Nós adotamos uma estratégia em 2017 que deu muito certo e pretendemos repetir esse ano. Durante 52 dias, de segunda a quinta-feira, nossas equipes farão a vacinação de casa em casa. A ideia é diminuir ao máximo a possibilidade de ter animais sem a imunização contra a raiva na área rural”, explicou Eliana Pereira.

Na área urbana a campanha será realizada em duas etapas. No primeiro distrito está marcado para o dia 25 de agosto, sábado. Essa é a região de Ji-Paraná onde o Centro de Controle de Zoonoses registrou maior número de cães e gatos. Serão montados diversos pontos de vacinação onde atuarão 120 vacinadores como agentes de saúde, técnicos de enfermagem e acadêmicos da área da saúde. No segundo distrito está marcado para o dia 15 de setembro, sábado. Como a área territorial é maior, serão montados mais pontos de vacinação em escolas, igrejas e unidades de saúde, que devem contar com 170 vacinadores.

“O horário de vacinação nos dois distritos de Ji-Paraná será das 8 horas às 17 horas. Todos os donos de cães e gatos devem levar os animais com mais de 60 dias de idade. A vacinação é a única maneira de manter o município livre da raiva, uma doença contagiosa que pode ser transmitida ao homem por meio do vírus, presente na saliva e secreções de animais infectados. A vacina é gratuita”, esclareceu a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)