Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos comerciais em Porto Velho

Ação foi realizada em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECCON)


Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos comerciais em Porto Velho - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa), participou da Operação Preço Justo, promovida pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECCON) com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais de Porto Velho e garantir a proteção ao consumidor.

A ação foi realizada durante toda a semana e contou com a integração de órgãos do sistema estadual de defesa do consumidor, como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e a Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia (SEFIN).

Durante as inspeções, 12 estabelecimentos foram visitados, entre açougues, conveniências, padarias e postos de gasolina. Foram registradas seis ocorrências de produtos impróprios para consumo, posteriormente descartados pelas equipes de controle, e quatro estabelecimentos foram interditados pela ausência de alvará.

Ailton explica o papel da vigilância sanitária é atuar primeiramente a prevençãoAilton explica o papel da vigilância sanitária é atuar primeiramente a prevençãoAilton Furtado, gerente da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvisa), explica que o papel da vigilância sanitária é atuar primeiramente com a prevenção, orientando todos os estabelecimentos de interesse à saúde.

“Durante a fiscalização, verificamos o alvará sanitário, realizamos a inspeção das condições de armazenamento e manipulação de produtos e alimentos, atestamos a capacidade técnica dos profissionais que estão trabalhando e observamos a existência de produtos irregulares ou não registrados”, explica.

Para a delegada da polícia civil, Ingrid Brandão, “a integração dos órgãos de proteção ao consumidor é muito mais abrangente, e permite que as equipes trabalhem de forma coesa e uníssona, em todos os setores e segmentos de serviço, proporcionando o melhor atendimento para a sociedade”.

Daniela Nicolai, promotora de justiça, curadoria e defesa do consumidor, ressalta que a população pode fazer denúncias aos órgãos de fiscalização sobre produtos impróprios para o consumo.

“Seja a Vigilância Sanitária, a Delegacia de Crimes contra o Consumidor, o PROCON, ou Ministério Público. O papel de cada uma das instituições é apurar. Além da infração administrativa, que gera multa, o fato caracteriza um crime contra as relações de consumo, e isso cria uma denúncia”, enfatizou a promotora.
O cidadão que se deparar com qualquer produto sendo comercializado de forma inapropriada pode acionar a Vigilância Sanitária através do telefone: (69) 98473-6690, das 8h às 14h.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de São Miguel do Guaporé doa imóvel para Polícia Científica de Rondônia e fortalece serviços periciais na região

Prefeito de São Miguel do Guaporé doa imóvel para Polícia Científica de Rondônia e fortalece serviços periciais na região

São Miguel do Guaporé deu um passo significativo em direção ao fortalecimento da segurança pública e à melhoria da prestação de serviços periciais n

Mais de 15 obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em andamento para serem entregues em 2025

Mais de 15 obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em andamento para serem entregues em 2025

O ano de 2024 encerra com grandes realizações e obras importantes da Prefeitura de Porto Velho para a população. Mais de 15 contratos estão vigentes,

Prefeitura informa que sinalização semafórica intermitente já está funcionando em Porto Velho

Prefeitura informa que sinalização semafórica intermitente já está funcionando em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), alerta aos condutores de veículos que a

Prefeitura de Porto Velho entrega Prêmio "Mulheres Negras que Escreveram histórias"

Prefeitura de Porto Velho entrega Prêmio "Mulheres Negras que Escreveram histórias"

Referência para o país, o município de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), há três anos vem sen

Gente de Opinião Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)