Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

VILHENA: Apoio e incentivo ao cooperativismo


 

A Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena deve aprovar nos próximos dias um projeto de lei de incentivos e apoio às atividades das cooperativas no município. Com assinaturas de nove edis – Vilhena tem dez vereadores  - a iniciativa foi comunicada ao presidente do Sistema OCB-SESCOOP/RO (Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia), Salatiel Rodrigues, durante visita que três vereadores fizeram à Casa do Cooperativismo, em Porto Velho.

Estiveram na OCB-RO os vereadores Marcos Cabeludo, Pedro Panta e Rosivaldo Paiva, ocasião em que se faziam acompanhar pelo deputado Ezequiel Neiva, membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembléia legislativa do Estado de Rondônia (FRENCOOP).
 
Salatiel Rodrigues recebeu a informação manifestando alegria pela iniciativa dos vereadores vilhenenses, e com otimismo porque o município de Vilhena, além de ser um dos principais centros produtores da região norte, lidera o Cone Sul do estado com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo o IBGE.

Segundo informações, o presidente da Câmara de Vilhena, vereador Carmozino  Taxista deve incluir o projeto na Ordem do Dia, ainda, neste mês, para discussão.


Benefícios

A proposta dos vereadores vilhenenses beneficia o setor cooperativo, na promoção e desenvolvimento social, econômico e cultural. E, possibilitará a prestação de apoio técnico, financeiro e operacional ao cooperativismo, promovendo, inclusive, parcerias com o poder público.

Para o presidente da OCB-RO, Salatiel Rodrigues, “a lei de incentivos vai fortalecer o cooperativismo vilhenense – com reflexos nos demais municípios da região -  estimulando e ampliando as ações que se refletirão, em curto prazo, ampliando a captação de mão de obra, melhorando a receita pública pela comercialização da produção, e de serviços, o que resultará na melhoria da qualidade de vida da população”.
 

Sistema

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do0 Estado de Rondônia e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia (OCB-SESCOOP/RO, tem as seguintes empresas de Vilhena, no seu rol de afiliadas:

- COOPERFRUTOS - Cooperativa de Fruticultores de Vilhena; COOAPA -  Cooperativa Apícola Portal da Amazônia; COOPEVI – Cooperativa Educacional de Vilhena; COOPLENU -  Cooperativa dos Produtores de Leite Nova União; COOPLENU -  Cooperativa Dos Produtores de Leite Nova União; COOPERVIL -  Cooperativa Agro Industrial de Vilhena; CTBR -  Cooperativa de Transportes de Bovinos de Rondônia; C.T.R. - Cooperativa de Transporte de Rondônia; COOPERVILLI – Cooperativa de Transportes de Cargas e Descargas; COOPDERON – Cooperativa dos Deficientes do Estado de Rondônia; CREDISUL - Cooperativa de Crédito Rural do Sul de Rondônia; UNIMED - VILHENA - Cooperativa de Trabalho Médico de Vilhena; COPERMOTOS -  Cooperativa de Moto-Taxista de Vilhena;

COOPAM-TUR – Cooperativa de Turismo Portal da Amazônia; e COPERMOTOS -  Cooperativa de Moto-Taxista de Vilhena.

FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)