Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 - 09h19
Vilhena, 14 de janeiro de 2011 - O novo governo de Rondônia pretende transformar a Regional de Vilhena em um órgão atuante, com status e atribuições de uma Secretaria de Estado e com ações voltadas ao desenvolvimento regional.
A estrutura que existia na administração anterior não era a de uma secretaria de Estado em Vilhena, e sim um escritório responsável pela execução de pequenos reparos e controle de material.
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (13) o Secretário Regional, Ângelo Angelin, responsável por essa reestruturação, disse que para as mudanças serem efetivadas e fiquem de acordo com a nova administração pode levar até 60 dias.
Segundo ele, é preciso transformar o órgão em Secretaria de Estado, de fato e de direito. Para isso é necessária a criação de uma lei que a regulamente e essa lei deve ser votada pelos deputados estaduais – isso deve acontecer no início de fevereiro, devido ao recesso parlamentar.
Segundo Angelin, nesse momento o órgão em Vilhena segue executando o trabalho que vinha sendo feito, até que seja criada a estrutura necessária para seu total funcionamento.
A Secretaria deve assumir as características do atual governo, que prioriza a participação de entidades de classe, prefeituras e câmaras de vereadores na definição das prioridades e na elaboração dos projetos.
Para isso será criado o Conselho de Desenvolvimento Regional, o qual irá considerar a aptidão de cada um dos sete municípios do Conesul. “É um modelo de administração participativa, inspirado nos melhores exemplos e que deram certo no Brasil”, disse Angelin.
Esse model de Secretaria Regional será implantado a partir de modelos existentes em Santa Catarina (SC) desde o ano de 2003 e que demonstraram grande eficiência. O estado de Santa Catarina tem 36 Secretarias Regionais.
Fonte: Decom/Dejanir Haverroth
Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré
A história de Porto Velho é tão impressionante que se confunde com a lenda do “velho Pimentel”, que seria um lenhador. Esse personagem cortava lenha p
Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga
Na primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo de Previdência do IPAM – Instituto de Previdência e Assistência Médica do Servidor do Municíp
24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!
Uma história marcada por avanços, desenvolvimento e conquistas que contribuem para o crescimento de Rondônia. Parabéns a todos os portovelhenses,
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con