Segunda-feira, 26 de abril de 2021 - 08h46
ABRIL
Meu anjo caído
Sem asas nem flores
Abril sem primavera
Roubaram-te as cores
FUTURO
Sou o que não tenho
Tenho o que não sou!
Quero ver o mundo
Guardá-lo nos olhos
Fora do ritmo da bulha
Ser palco sem bastidores
Em mim a caminho
O destino a decorrer
Só as cores do arco-íris
A anunciar o amanhecer
Ao pensar no futuro
Já tropeço no presente
Não importa perder tempo
A acertar o relógio.
O futuro é um prisma
Por detrás da montanha
No brilho do horizonte
O escuro o ilumina
Sou o que não tenho
Tenho o que não sou!
António da Cunha Duarte Justo
In “Nas Pegadas da Poesia”, Oxalá Editora
NATO ABANDONA O AFEGANISTÃO
Primeiro foram os Russos a perder a guerra e agora é a vez da NATO
10.000 soldados da NATO terão de deixar o país entre o 1º de maio e o 11 de setembro. A decisão foi tomada na conferência dos 30 ministros das Relações Exteriores e da Defesa seguindo-se assim, a anunciada retirada dos EUA, atualmente com cerca de 1.100 soldados. Os USA ocupar-se-ão no futuro mais com o que se passa na Ásia; os europeus terão de se definir para assumirem estrategicamente mais responsabilidade na África e na América do Sul.
Após 20 anos de guerra, a República islâmica Afeganistão fica destruída e devastada e à deriva dos Talibãs.
No Afeganistão, só em 2019, foram mortos 484 civis e 777 feridos em ataques noturnos e ataques aéreos de tropas afegãs e estrangeiras. De acordo com OCHA uma organização da ONU, 350.000 Afegãos foram deslocados dentro do país, no mesmo ano.
Quem assume a responsabilidade dos muitos mortos e paga os custos e limpa as muitas minas? Os talibãs e a NATO certamente que não.
Como se constata, uma população de muitas tribos não pode ser derrubada de cima para baixo. Na perspectiva contrária, esta parece ser uma lição para o globalismo e para o centralismo hodierno que, contra o regionalismo, se esforça por doutrinar, também ele, os vários povos no sentido de um pensar igual já não religioso mas do politicamente correcto…
Embora os USA tenham “investido na reconstrução civil e política do Afeganistão tanto como investiram na reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, o efeito é modesto” (1) . Os talibãs repudiam uma sociedade moderna secular! Consequentemente, iremos ter na Europa um significativo aumento de pedidos de asilo de refugiados afegãos.
Toda a sociedade em que o islamismo fundamentalista se afirme mantem em si os germes da guerrilha e abranda o seu desenvolvimento humano e social na história.
A guerra uma vez perdida deixa agora o destino do Afeganistão nas mãos dos Talibãs e das outras forças afegãs.
Espere-se por um milagre!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
HÁ ROUBAR E ROUBAR
MUITO ACTUAL E OPORTUNO!
“Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador?
Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres.”
Pe António Vieira, in ‘Sermão do Bom Ladrão’
Pelos vistos e observando o exemplo da operação Marquês do caso de Sócrates e consórcios a justiça assume um caracter de sustentabilidade perene, através de todos tempos, como anpotava já então o Pe. António Vieira!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
A RESPEITO DA PRECOCIDADE DE EVA E DO SEGUINTE POSTER
Uma certa masculinidade exacerbada costuma usar a expressão “comer” também para indicar o coito com uma mulher!
Independentemente de um homem comer uma mulher ou de uma mulher engolir um homem, para não considerar essa expressão de mau gosto, posso vê-la relacionada com as recordações inconscientes das práticas comuns aos animais que sentiriam um certo prazer-ternura ao mastigar a presa!!! Certamente um carinho que terá levado o homo sapiens a não ter apenas uma dedicação carnal!
Se Adão tivesse “comido” a Eva antes de Eva o ter acordado para a razão (capacidade de diferenciar) ainda hoje continuaríamos no paraíso terreal dos animais! O grande mérito de Eva (a mulher) em relação a Adão (homem) é tê-lo arrastado do ciclo instintivo meramente automático animal, passando os dois a viver na tensão que mantem mulher e homem em relação de complementaridade!
Esta tensão (cumulada no orgasmo) e o desejo de superação da morte são os grandes factores de desenvolvimento humano!
O apetite sexual mais latente no homem também se revela na expressão “comer uma mulher com os olhos! Talvez seja este o rito inicial para a conquista da pessoa! Isto, porém, não legitima ninguém a considerar a mulher como objecto de colecção!
O instinto sexual engloba mais que o mero instinto de posse ou de redução da mulher a um objecto!
Independentemente da gíria usada, é significativa a relação do consumar (consumação) no casamento sem termos de ser necessariamente canibais! Seguindo a lógica implicada no “comer” teríamos aqui o alimento consumado na união, no matrimónio, comendo-se um ao outro!
Fundamental nas relações sexuais é a atitude de respeito, amor e de pertença recíproca onde desejos e necessidades se complementam mutuamente!
Que principalmente as mulheres se insurjam contra o uso de tal expressão é legítimo e mais que natural, atendendo à conatação machista que contem!
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
PERGUNTAS À JUSTIÇA PORTUGUESA:
1- Como é possível que os crimes de corrupção prescrevam?
2- Como é possível que não haja uma legislação clara e rigorosa sobre o enriquecimento ilícito?
3- Como é possível que relações pessoais e instituições contaminem impunemente o funcionamento da Justiça?
E acrescentaria mais uma:
4- Qual a razão porque os partidos não se juntam numa acção comum contra a corrupção dentro das instituições do Estado e além disso não fazem leis e não estabelecem práticas eficientes que evitem promiscuidade entre política e economia?!
PORQUE É QUE ATÉ OS OPRIMIDOS APOIAM OS SEUS GOVERNANTES?
O sociólogo Heinrich Topitz diz que estas pessoas se acorrentam à ordem existente por meio de empregos, educação e outras garantias - mesmo quando é injusta.
Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim
No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o
Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q
Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral
Léo Moraes assumiu no dia 1º de janeiro os destinos do município de Porto Velho, em uma solenidade bastante concorrida, que aconteceu no Complexo da
Igualitarismo ou igualdade rasteira: uma ilusão que parece justa, mas não é
Imagine-se que o mundo (a sociedade) é como um campo com muitas plantas diferentes: umas altas, outras rasteiras, algumas com frutos, outras com