Quinta-feira, 31 de outubro de 2024 - 12h06
O prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), conseguiu uma proeza política que ficará registrada na história do nosso estado. Contra todos os prognósticos, conseguiu vencer sua poderosa adversária política, que tinha como certa sua vitória no primeiro turno das eleições.
Também, pudera, com apoio massivo da quase totalidade das forças políticas disponíveis, e até muitas financeiras, a possibilidade de vitória não poderia ser mais evidente.
Porém, como se sabe, em política, o resultado real só se sabe após a apuração dos votos. As pesquisas falharam, e lá veio o inesperado segundo turno. Mas, mesmo assim, não eram alvissareiras a chances de Léo Moraes reverter a situação face a diferença dos votos. No mais, em casos semelhantes, raramente o quadro muda porque os eleitores preferem votar em quem tem mais chance de vencer o pleito.
O que aconteceu, todos sabem: Léo venceu e venceu muito bem vencido.
Ante essa vitória histórica, o quadro e, consequentemente, as projeções políticas sofrerão mudanças que, pelo menos até o momento, não se sabe qual a extensão. Magalhães Pinto dizia, com razão, que política é como nuvem: você olha vê uma imagem e, pouco depois, ela se transforma completamente. Porém, o certo que que alguma força política mudou de lado e, quem não perceber isso em tempo hábil, perderá o rumo.
O fato de Léo ter vencido como venceu, é significativo, dá-lhe poder e prestígio, porém, para que isso se concretize ele terá que ter sabedoria e determinação para conquistar o que pretende.
Sendo o candidato que ganhou a eleição sem composição com muitos partidos (ele afirma que deve a sua vitória a Deus e ao povo), terá liberdade para compor uma equipe de trabalho cujos critérios de escolha sejam embasados no mérito. Por isso, tão logo se saiba o nome dos membros dessa equipe já poderemos deduzir se o projeto dele será vitorioso ou não. Dar cargo para incompetentes, gente sem compromisso com a população e carente de valores éticos e morais, é insucesso anunciado. Chega de gente ruim, que olha prioritariamente para seus próprios interesses e não cumpre sua função como deve. Esse tipo de pessoa já fez muito coisa ruim contra nosso povo para continuar tendo vez. Fuja de gente dessa laia, Léo!
Porém, se o novo
prefeito fizer o que prometeu em sua vitoriosa campanha for cumprido, terá chance de criar uma poderosa
força política com viés nativista que o
alçará ao pódio dos grandes benfeitores de nossa amada terra e terá a gratidão
do nosso povo, que está muito confiante que isso ocorra. Caso contrário,
perderá a maior oportunidade da sua vida para ser, no âmbito da política, o que
deseja ser.
É sua chance, Léo! Agora
ou nunca. Quem avisa...
Forças Armadas portuguesas a abusar do Natal e da inteligência de portugueses!!!
Arrogância e Desrespeito militar sem LimitesUm mundo agressivo, complexo e artificial, sente-se incomodado com a mensagem natalícia e escolhe prec
Presépio: o berço de humanidade e símbolo universal de paz
Belém o Ponto de Encontro de Oriente e Ocidente O Natal, simbolizado pelo presépio de Belém, revela-se como ponto que rasga fronteiras, como o pon
A banalização na concessão de Títulos de Cidadão Honorário
A concessão de Títulos de Cidadão Honorário tornou-se, de tempos a este, algo banal por parte de algumas casas legislativas. A atribuição de um Títu
Relatório da Organização das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial revela que houve redução significativa nos números de pes