Sexta-feira, 13 de março de 2009 - 07h24
No terceiro milênio, século da tecnologia e da comunicação, a sociedade humana celebra mais um Dia da Mulher. Muitas são as homenagens, flores e abraços, merecidos, diga-se de passagem. No entanto o momento oportuniza também uma reflexão cuidadosa sobre a real situação da mulher brasileira. Quem é a brasileira hoje? Qual sua situação na educação, na saúde (o Plano Nacional de Saúde da Mulher é realizado de fato nas comunidades brasileiras Brasil afora?), no trabalho, no cotidiano das famílias?
A despeito de todas as homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a sociedade brasileira ainda tem muito a resgatar no que diz respeito à situação da mulher, seja no campo da saúde, no da educação, no do trabalho, no da igualdade, à dignidade da mulher.
A dignidade da mulher será resgatada com a luta diária e incansável de tod@s, homens e mulheres, indistintamente. Para tanto toda a sociedade é conclamada, convocada mesmo. Não há mais tempo para delongas, para postergação, para "lavar as mãos"! O Brasil precisa evoluir! É indiscutível a vulnerabilidade feminina, ainda que contabilizemos a favor todos os avanços.
Tod@s somos responsáveis pela situação que aí está, tod@s estamos envolvidos. A violência estampada nas manchetes da imprensa nacional e local coloca a público o que ocorre no privado, provoca indignação, envolve e afeta toda a família, toda a comunidade. Como é possível falar em desenvolvimento e em prosperidade à luz de uma situação tão chocante? Qual o custo para o País?
O governo faz sua parte. Dentre as várias comemorações do Dia Internacional da Mulher, está a do Governo Federal, que através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, promove, nos dias 9 e 10 de março, o Seminário Mais Mulheres no Poder: Uma Questão de democracia. Lança nesta ocasião o Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, uma iniciativa da SPM em parceria com instituições governamentais, não-governamentais, universidades, agências internacionais e representantes da sociedade civil. Um avanço! O observatório fará o monitoramento e produzirá análises e conteúdos sobre indicadores de gênero e políticas públicas, comunicação e mídia, bem como sobre legislação e legislativo. Em 2009 o foco temático é Mulheres, Poder e Decisão.
Porém toda a sociedade brasileira é chamada a agir! É preciso que mais e melhor conheçamos os avanços em busca da igualdade, em busca de um Brasil mais evoluído, melhor para esta e as próximas gerações. É preciso e urgente que participemos desta transformação. Participar exige informação, conhecimento de causa e comprometimento, tanto da parte das mulheres, como da parte dos homens. Demanda ações que promovam uma sociedade mais avançada, desenvolvida, democraticamente realizada, para homens e mulheres.
Por um Brasil mais próspero, mais feliz e mais pacífico ... para tod@S! Mulheres brasileiras, um brinde à nossa coragem, força e dignidade!
Do outro lado do poder: Lula sempre defendeu a Anistia
O ano era 1979. Tinha acabado de chegar de Belém do Pará, onde fui estudar e tive os meus primeiros contatos com a imprensa na Revista Observador Am
Consórcio 4UM-Opportunity vai cobrar pedágio na BR-364 sem investir nenhum centavo imediatamente
A BR-364, uma das principais rodovias de Rondônia, está prestes a ser concedida à iniciativa privada pelo prazo de 30 anos. O consórcio 4UM-Opportun
Centrão aproveita fragilidade do governo Lula para exigir mais cargos
A popularidade do governo Lula vem caindo a cada pesquisa de opinião pública. Há quem diga que nunca esteve tão baixa. Muitos são os motivos, entre
MÃOS DE TESOURAO tesoureiro de uma cooperativa de crédito de Porto Velho é um dos principais suspeitos de desviar mais de R$ 6 milhões da empresa e