Quinta-feira, 15 de agosto de 2024 - 13h46
O governo federal
lançou um plano de metas para promover o empreendedorismo feminino. Dentro do
projeto há um comitê composto por representantes de nove ministérios,
instituições financeiras, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas) e membros de organizações da sociedade civil. A ideia é
ampliar renda, produtividade e sustentabilidade dos empreendimentos liderados
por mulheres.
No entanto,
empreendedorismo não é somente sobre começar um negócio. É também sobre criar
oportunidades. O governo pode gerar valor através desse projeto, mas é
necessário ter em mente que há objetivos a serem traçados. Para que o programa
tenha eficácia e continuidade, é fundamental implementar estratégias para que
se crie um ambiente de crescimento econômico não só para mulheres empreendedoras,
mas para o país em geral.
Fundos de
investimentos e redução da burocracia
Atualmente há
inúmeras barreiras tributárias, burocráticas e jurídicas. Existem ainda
obstáculos relacionados ao acesso a créditos e investimentos. Para se manter
viva, a empreendedora precisa ter acesso ao mercado para atrair e captar mais
clientes. Portanto, é necessário garantir facilidades a créditos e diminuir,
por exemplo, as barreiras aos juros altos.
Acesso jurídico
O apoio jurídico é
essencial para fazer o negócio crescer e florescer. Diante disso, o governo
deve criar ambientes favoráveis para essas empreendedoras, simplificando os
registros em juntas comerciais, propriedade intelectual e contratos, além de
oferecer suporte.
Cultura do
empreendedorismo
Para fomentar a
cultura e os valores do empreendedorismo, é necessário investir em campanhas
para que as mulheres se reconheçam como empreendedoras e contribuidoras para o
ecossistema. A mudança de comportamento deve ser a base de tudo isso. Como
fazer isso? Divulgar histórias de sucesso de empreendedoras, organizar eventos
e conferências que promovam o empreendedorismo, além de reforçar campanhas de
sensibilização sobre o tema.
Educação, capacitação
e inovação
Para garantir sucesso
e continuidade ao projeto, mulheres empreendedoras precisam estar treinadas. É
preciso investir em educação e capacitações que envolvem um bom negócio, desde
o marketing à tecnologia. O incentivo à inovação, como pesquisas e
desenvolvimentos por parte do Governo Federal, também é crucial. São detalhes
que fazem com que a empreendedora tenha recursos para tornar o seu negócio
robusto e sustentável.
Networking e
colaboração
As empreededoras
precisam entender a importância do networking e das conexões com empreendedores,
investidores e especialistas. Para isso, o Governo Federal pode e deve criar
oportunidades para encontros e rodas de conversa, por exemplo. Outra opção é
garantir acesso a programas que dão mentoria e treinamentos por parte de
empresas da iniciativa privada.
*Carolina Gilberti é CEO da
Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil. E-mail mubiusventures@nbpress.com.br.
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Formei-me em 1958 em Direito na FDUSP e desde o início da década de 60,quando cinco dos atuais Ministros ainda não tinham nascido, atuo perante a Su